Uma das novidades da ExpoFemi 2018 é a coroação da Rainha e Princesas Mirim. Cerca de 200 meninas de 8 a 10 anos, matriculadas na rede estadual, municipal e particular de ensino participaram das eliminatórias onde cada unidade escolar escolheu sua representante.
Ao todo são 15 candidatas que participarão da final que acontece no dia 28 de abril, no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi, durante a programação da feira. Elas serão avaliadas quanto a beleza plástica, simpatia e desenvoltura. Será escolhida uma Rainha Mirim e as demais candidatas serão intituladas Princesas.
O presidente da ExpoFemi 2018, Cristiano Toffolo, explica que a ideia surgiu através da filha Vitória Weber Toffolo. “A ideia surgiu através da Vitória e esta é uma oportunidade de incentivar às nossas crianças a ter essa paixão pela feira e pelo nosso município. É um momento de conhecer mais sobre a nossa história e a importância da ExpoFemi para a região. Elas serão as futuras Rainha e Princesas da ExpoFemi quando adultas”, enfatiza Cristiano.
As candidatas serão apadrinhadas por entidades do município. “Nós buscamos esta parceria com as entidades para envolve-las na feira e também para proporcionar a padronização da vestimenta de todas as candidatas”, explica o presidente da Comissão de Entidades, Carlos Colatto.
Segundo a presidente da Comissão de Recepção Mery Cristina Cozzer, cada candidata receberá o traje completo que compreende vestido, sapato, acessórios, produção do cabelo e maquiagem. “A intenção é que todas usem o mesmo traje e por isso as entidades estão sendo parceiras nesta ação. A escolha da Rainha Mirim é uma forma de valorizar as nossas crianças e despertar nelas o interesse pela história do município através da Festa Estadual do Milho”, explica.
Entidades
O presidente da Comissão de Entidades, Carlos Colatto, destacou a receptividade das entidades no apoio a ExpoFemi 2018. “Ficamos surpresos com o envolvimento das entidades. Quando chamamos para colaborar na formatação da feira, na divulgação, abertura oficial e agora na escolha da Rainha e Princesas Mirim, todos demonstraram apoio e estão contribuindo para que a ExpoFemi 2018 seja um sucesso”, explica.
Ao todo são 15 candidatas. O Colégio Pré-Vestibular Expressivo/Unoesc terá como representante Maria Eduarda Brunetto. O Colégio La Salle será representado pela aluna Valentina Ficagna Serena, apadrinhada pelo Sistema Princesa de Comunicação. Cecília Pastorio é aluna da EEF Augusto Colatto e será apadrinhada pelo JEEP Clube e Automóvel Clube. A EEF Dom Oscar Arnulfo Romero tem como representantes Eduarda de Mello Sycchoski apadrinhada pela Metal Pox. A aluna Aléxia Matte D´Avila da EEB Joaquim Nabuco, será apadrinhada pelo Tabajara Futebol Clube e Clube 7 de Setembro. A EMEB Cirilo Dal Oglio terá como representante Gabrielli Baldissera de Oliveira que será apadrinhada pelo Sindicato da Construção Civil. A EMEB João Batista da Cruz e Souza tem como representante Isabely Vitoria Nunes apadrinhada pela Credimoc. Yasmin Camily de Paula é representante da EMEB Monteiro Lobato e será apadrinhada pela Engedix. Rayssa Lino de Carvalho será apadrinhada pela OAB Subseção de Xanxerê e representa a EMEB Professor Neri Barbosa Giachini. A EMEB Nossa Senhora Aparecida tem como representante a aluna Eloisa Guerini e o Núcleo dos Técnicos Agrícolas (Nurtae) como padrinho.
A EMEB Paul Harris será representada pela aluna Maisa Schleder Agostinho dos Santos, apadrinhada pela Associação das Senhoras de Rotarianas e Rotary Club. Letycia Araldi é aluna da EMEB Pequeno Príncipe e será apadrinhada pela Associação Veneta e Reana Corretora de Seguros. A Associação Empresarial de Xanxerê (ACIX) irá apadrinhar a aluna da EMEB Pequeno Trabalhador, Nicoly Vitória Zianni Schmit. A EMEB São Jorge tem como representante a aluna Heloisa Zattera, apadrinhada pelos Lions Clube e a EMEB Vista Alegre tem como representante a aluna Vitória Falabretti que será apadrinhada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Ascom ExpoFemi