You are currently viewing Defesa Civil de São Domingos realiza mapeamento das áreas de risco do município

Defesa Civil de São Domingos realiza mapeamento das áreas de risco do município

A Defesa Civil de São Domingos realizou nesta quarta-feira (28) o mapeamento das áreas de risco do município. O objetivo do trabalho foi definir os pontos onde mais ocorrem alagamentos no perímetro urbano.  A ação foi desenvolvida pela Defesa Civil estadual, através de uma empresa especializada, com o acompanhamento da coordenadora municipal, Paola Anghinoni.

Ao todo, foram apontados oito locais de maior incidência das inundações, sendo os principais pontos no loteamento Vida Nova e no Bairro Esperança, próximo ao Rio Bonito, no Bairro São Cristovão, na Rua Chile e na Rua São Cristovão, próximo a ponte do Rio Aterrado Alto, e na saída para o Distrito do Maratá.

De acordo com a coordenadora da Defesa Civil municipal, Paola Anghinoni, este trabalho faz parte de um cronograma de ações desenvolvidas pelo Governo de Santa Catarina, para mapear todas as áreas de risco do estado. “São Domingos possui um grande potencial hídrico, somado a períodos de fortes chuvas, o que ocasionam alguns alagamentos pontuais e recorrentes. A Defesa Civil está buscando mapear justamente estas áreas onde já existem maiores riscos, para assim dar suporte para o plano de contingência e ter a possibilidade de oferecer a população um atendimento mais rápido e solucionar os problemas de forma mais ágil. No entanto, nosso trabalho é preventivo, de modo a antecipar possíveis incidentes naturais e preparar a comunidade, a fim de restabelecer a normalidade após a ocorrência de desastres naturais”, afirma.

Paola destaca ainda que os alertas emitidos pela Defesa Civil são uma ferramenta importante na prevenção destas ocorrências. “A população pode acompanhar rotineiramente os alertas enviados pela Defesa Civil, através do celular, cadastrando o CEP do município, no número 40199, assim todos podem receber as informações de maneira rápida e antecipada, podendo se preparar diante de qualquer acontecimento”, explica.

Juliana Cardoso – Ascom São Domingos