Curso foi ministrado ao longo de dois dias com grupo de 11 alunos do interior do município
Uma turma de 11 agricultores participou durante dois dias desta semana de um curso de processamento e embutidos de carne suína em Passos Maia. O treinamento foi realizado no Centro Comunitário, através de uma parceria entre a Secretaria de Agricultura do município, Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Serrada.
Orientados pelo instrutor do Senar, Lorival Zanluk, os agricultores aprenderam desde os cortes do suíno, temperos e até a produção dos derivados. “A finalidade do curso é para uso doméstico, mas a partir do momento que o produtor percebe que pode fazer a comercialização, tem que buscar os órgãos competentes para fazer a sala de processamento e a posterior venda”, orienta Lorival.
Ao longo dos dois dias de treinamento, o instrutor ensinou teoria e prática aos participantes. Segundo ele, o tempo foi suficiente para todos saírem aptos a produzirem os derivados suínos. “O produto é feito pelo aluno, a gente só dá as orientações”.
O treinamento é o primeiro do ano oferecido aos agricultores do município. De acordo com a Secretaria de Agricultura de Passos Maia, outros cursos ainda vão acontecer no decorrer de 2018, envolvendo produções de diferentes alimentos.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia