You are currently viewing Prefeitura de Marema realiza mutirão de cirurgias de varizes

Prefeitura de Marema realiza mutirão de cirurgias de varizes

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Lairto Boin aguardava há pelo menos três anos pela oportunidade de fazer a cirurgia de varizes. O mecânico de 44 anos conta que o problema se agravou por ele trabalhar muitas horas em pé. O trabalhador é uma das 17 pessoas que a Prefeitura encaminhará para o mutirão de cirurgias de varizes, com recursos próprios. As consultas dos pacientes para agendamento das cirurgias, iniciam na próxima semana.

Esse é o quarto mutirão de cirurgias que a Prefeitura de Marema encaminha em oito meses, sendo o terceiro com recursos próprios. No ano passado, a Secretaria de Saúde do município encaminhou pacientes para cirurgias de hérnia, vesícula e catarata. Agora, um credenciamento com o hospital de Abelardo Luz, vai possibilitar o mutirão de cirurgia de varizes. Alguns dos pacientes estavam na fila há mais de quatro anos. Esse é o caso da Deonice Munaretto, de 51 anos. Ela aguardava o procedimento há cinco anos.

O Prefeito Adilson Barella e a Secretária de Saúde, Jaquelini Moro, estiveram reunidos com o grupo de pacientes que receberam o calendário de consultas com o médico especialista que fará as cirurgias. Barella afirmou categoricamente ao grupo: “Não queremos que a fila ande, queremos que a fila acabe. O Governo Municipal está dando atenção para todas as áreas e não poderia ser diferente com a saúde,” afirmou.

A Secretária de Saúde destacou que a responsabilidade por essas cirurgias não seria do município e sim do Estado. No entanto, ressaltou que “o município de Marema está dando um grande passo, contribuindo com a eliminação das filas de espera. Abrimos o credenciamento e o Hospital de Abelardo Luz, apresentou interesse. Agora, os pacientes farão as consultas divididos em grupos de cinco pessoas, em seguida as cirurgias serão agendadas. O município dará todo o suporte de profissionais e veículos para o deslocamento,” esclareceu Jaquelini.

Patrícia Vanzin – Ascom Marema