A rede municipal de ensino de São Domingos foi selecionada para apresentar um projeto relacionado à alimentação escolar durante a Jornada da Educação Alimentar e Nutricional, em Recife/PE, nos dias 21 e 22 de março. A ação é promovida pelo Governo Federal, através do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), junto as escola de educação infantil atendidas pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).
O objetivo da jornada foi incentivar o debate e a prática das ações de educação alimentar no ambiente escolar e dar visibilidade àquelas já desenvolvidas nas escolas públicas de educação infantil, tendo como tema norteador a promoção da alimentação saudável e a prevenção da obesidade infantil no ambiente escolar.
São Domingos foi selecionado através de um projeto desenvolvido na Escola Infantil Municipal Pingo de Gente, que contou com a participação dos profissionais de educação, nutricionista e dos pais e alunos. Ao todo, seis temas foram desenvolvidos dentro da escola, sendo eles: Alimentação complementar e Prevenção da obesidade infantil, Alimentos regionais brasileiros, Prevenção e redução de perdas e desperdícios de alimentos, Horta escolar pedagógica, Agricultura familiar na escola e Atividades lúdicas para o desenvolvimento social e relacionado ao ato de comer.
Em todo país, 174 escolas foram aprovadas e selecionadas para apresentar o projeto no encontro em março. Em Santa Catarina, além de São Domingos, os municípios de Canoinhas, Caçador, Antonio Carlos, Garopaba, Macieira, Içara, Araquari e Mafra também participarão da jornada.
Para a secretária municipal de educação, cultura e esportes, Ivanete Hennerich, a escolha do município de São Domingos para participar do evento é graças ao trabalho de muitas pessoas e ao apoio incondicional do Governo Municipal, nas ações e projetos da alimentação escolar na rede municipal. “O incentivo a alimentação escolar vem acontecendo em São Domingos desde 2009. No primeiro ano de mandato do ex-prefeito Kiko, a rede pública municipal contava com apenas 27 itens na alimentação escolar e hoje possuímos 214 itens, sendo 75 oriundos da agricultura familiar. Além disso, promovemos anualmente a formação continuada das merendeiras e contamos com o acompanhando de uma nutricionista, que trabalha diretamente nas escolas, elaborando todo o cardápio ideal para o desenvolvimento integral nossos alunos. São todas estas ações em conjunto, que fazem da alimentação escolar de São Domingos referência regional, estadual e federal. Este é um investimento que acontece no presente, mas que se reflete no futuro”, afirma.
Juliana Cardoso – Ascom São Domingos