O Governo Municipal de São Domingos, através da secretaria de saúde, realizou nesta terça-feira (30), a fumigação na rede pluvial da cidade. O trabalho foi realizado nas bocas de lobo e bueiros de todos os bairros. O serviço consiste na dedetização das bocas de lobo de todo o perímetro urbano, com o objetivo de evitar a proliferação do mosquito da dengue, além de baratas e outros insetos. A aplicação é feita por meio de bombas termonebulizadoras que evitam a infestação de insetos.
A ação é realizada anualmente e também faz parte do programa de combate à dengue, que está em andamento no município e tem como finalidade eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, responsáveis pela transmissão dos vírus da dengue, zika e chicungunha. Somente, neste mês de janeiro foram encontrados mais de 50 focos de larvas do mosquito no município.
A secretaria de saúde já está realizando o trabalho de vistoria em todo o perímetro urbano do município, a fim de evitar um surto da doença, já que ano passado São Domingos atingiu 229 focos do mosquito, ficando em estado alerta para uma possível epidemia. A secretária de saúde designada, Juliana Dutra, destaca a importância da fumigação para a prevenção de inúmeras doenças transmitidas pelos insetos e também outros animais, que acabam acometendo a população. “A fumigação foi realizada por uma empresa especializada e os produtos utilizados não agridem a saúde humana, das aves ou animais domésticos, já estes ficam pouco tempo expostos ao produto. Precisamos destacar que esta ação é fundamental para o combate a dengue em São Domingos, pois assim poderemos eliminar possíveis focos do mosquito nas bocas de lobo, que são lugares de difícil alcance. Somente assim, com o trabalho do Governo Municipal em parceria com a nossa população teremos um município livre da dengue”, afirma.
Juliana Cardoso – Ascom São Domingos