Por volta das 17:30 horas desta terça-feira, 23, o município de Marema foi atingido por um forte vendaval, seguido de chuva, causando danos consideráveis na cidade com destelhamentos em residências e alguns pontos de alagamentos.
Os alagamentos ocorreram em razão do transbordamento do curso d’água que corta o centro da cidade. Embora canalizado, o riacho não suportou o volume de água.
Já no interior do município, o forte vendaval e a chuvarada ocasionaram entupimento de bueiros causando danos nas estradas e acessos às propriedades, quedas de árvores, destelhamentos em casas e alagamentos em aviários. Além disso, a falta de energia elétrica comprometeu a realização das atividades nas propriedades rurais.
De acordo com o prefeito municipal, Adilson Barella, está sendo realizado o levantamento em todo o município para, desta forma, contabilizar os prejuízos. Ainda, segundo o prefeito, a administração tem a preocupação em atender a população e recuperar os danos dentro de um cronograma que vise, inicialmente, as situações com maior prioridade.
Ainda, segundo o prefeito Barella, o município avalia, dentro dos critérios normativos, decretar Estado de Emergência, o que será decidido com a contabilização das informações necessárias.
Uma das situações mais graves foi na comunidade de Carlos Gomes, onde uma possível microexplosão deixou a residência da família do senhor Jair Rossoni totalmente destruída, causando ferimentos leves em uma pessoa.(Fonte: Coordenador Regional da Defesa Civil Estadual em Xanxerê, Luciano Peri)
Microexplosão é um fenômeno climático formado por uma nuvem carregada de ar, água, granizo e acompanhada de ventos intensos.
Ascom Marema