Nesta sexta-feira (09), 125 alunos dos 5º anos das escolas municipais e estaduais de São Domingos realizaram a formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (PROERD), no Centro de Eventos e Cultura Vereador Valcino Lodi. O curso teve duração de 11 semanas e abordou diversas temáticas referentes ao combate ao uso de drogas e álcool e a violência.
O PROERD tem como principal objetivo a valorização da vida, por isso desenvolve ações que unem a escola, a família, o poder público e a polícia militar, para que todos possam reconhecer as pressões e as influências diárias sofrida por estes jovens, que contribuem ao uso de drogas e à prática de violência, desenvolvendo nestes adolescentes habilidades para resistir.
Desde o início do ano, a secretaria de educação, cultura e esportes, já estava em contato com a Polícia Militar de Xanxerê para retomar o programa em São Domingos. De acordo com a secretária de educação, Ivanete Hennerich, o PROERD vem ao encontro das inúmeras atividades e ações desenvolvidas pelo Governo Municipal para oferecer mais qualidade de vida aos jovens são-dominguenses. “Ficamos imensamente felizes com a participação destes jovens no PROERD e com a presença de todas as famílias na formatura, isso demonstra que tudo que desenvolvemos nas escolas e pelo Governo Municipal em prol da nossa juventude vem dando resultados positivos e quem ganha com isso é toda a comunidade, pois estes adolescentes farão escolhas mais saudáveis para suas vidas, diminuindo a incidência do uso de drogas, álcool e os índices de violência no nosso município. Com certeza, vamos dar continuidade a este projeto no próximo ano, oferecendo esta oportunidade a muitas outras crianças do nosso município”, destaca.
A prefeita Eliéze Comachio agradeceu a parceria do policial Féo, da Polícia Militar, das escolas e de toda a comunidade, que vem trabalhando junto com o Governo Municipal para oferecer políticas públicas efetivas para os jovens. “Estas crianças e adolescentes são o futuro do nosso município, por isso precisamos ter esse olhar sensível para com eles, assim com a ajuda das famílias, das escolas e do poder público, todos poderão ter uma vida mais feliz e mais digna, podendo fazer as escolhas corretas para o seu futuro. O Governo Municipal de São Domingos desde o início do ano vem desenvolvendo ações permanentes junto aos jovens, famílias e a rede de atendimento, promovendo assim o repasse das informações e dos conhecimentos, para que através da cidadania, do respeito e da participação popular nossos jovens tenham uma vida ainda melhor na comunidade”, afirma.
Juliana Cardoso – Ascom São Domingos