Com o objetivo de incentivar as crianças e adolescentes quanto à alimentação saudável, alternativas de cultivo de hortaliças e reaproveitamento de materiais recicláveis, o Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente (Ceaca), através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) desenvolveu o projeto ‘Horta em Casa’. Criado pela pedagoga e Diretora da Família, Sandra Lopes Portella, o projeto iniciou ainda no mês de agosto e contempla todos alunos atendimentos na instituição.
Conforme Sandra, o intuito principal do projeto é fazer com que as crianças e adolescentes desenvolvam hábitos sustentáveis e ecologicamente corretos. “Desde agosto desenvolvemos com as crianças e adolescentes uma horta suspensa para que eles pudessem aprender que, mesmo com pouco material e com custo reduzido, é possível criar uma horta. Eles adoraram trabalhar com o projeto e alguns já relataram que criaram a horta suspensa em suas casas”, frisou.
As mudas de hortaliças foram disponibilizadas pelo Viveiro Municipal e os materiais pela Secretaria de Assistência Social e Habitação. As hortaliças são consumidas durante as refeições ofertadas no Ceaca.
O Ceaca é uma extensão dos Centros de Referência da Assistência Social (Cras), e funciona também como um serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. Participam das atividades crianças e jovens, dos seis até os 18 anos incompletos.
Meriana Chemin Peri – Ascom Xaxim