Os 30 recicladores cadastrados no Programa de Redução Gradativa da Circulação de Veículos de Tração Animal (VTA) foram convocados para uma reunião, durante à tarde da terça-feira (21), onde participaram de uma capacitação. Nesta etapa, o Departamento Municipal de Trânsito (Demut) reuniu a Polícia Militar e Civil e Corpo de Bombeiros para que cada órgão prestassem as principais informações ao grupo.
Na palestra, que contou também com a participação das equipes das Secretarias Municipal de Assistência Social e Políticas Ambientais, a coordenadora do Demut, Clarice Beatriz Serena, destacou que a circulação com veículo de tração animal é regulamentada conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e as regras precisam ser cumpridas.
A Polícia Civil salientou que quando receber o processo, é por conta do registro de alguma apreensão ou fato crime e, espera que tais situações não ocorram. Já a Polícia Militar destacou os principais riscos na condução, bem como as responsabilidades. E, a informação repassada pelo Corpo de Bombeiros, foi em relação aos primeiros socorros em caso de acidente.
O prefeito Avelino Menegolla participou do encontro e disse que esta ação tem o objetivo de trazer melhorias e qualidade de vida, tanto para o animal quanto para os recicladores. “Temos que fazer esta mudança, faz parte do atual momento que vivemos e esperamos contar com a colaboração de todos”, salientou.
Entrega das credenciais
O Demut emitiu as carteiras de identificação, as quais devem ser sempre utilizadas pelos recicladores e apresentadas em caso de fiscalização. Foi entregue também as placas com numeração, que deverão ser fixadas nas carroças. “Aproveitamos esta capacitação para entregas as credenciais. É importante que durante a circulação pelas ruas o reciclador esteja com estes documentos, que será sua identificação e também a autorização para fazer o trabalho”, comenta Clarice.
A Unoesc Xanxerê é parceira no projeto e tem realizado os exames e consultas nos cavalos, para que se cumpra com o bem estar dos animais, além de várias orientações. O VTA tornou-se lei no município neste ano de 2017, e conforme a redação, os recicladores tem o prazo de dois anos para buscarem outras portas de trabalho, já que será proibida a circulação de carroças com animais no perímetro urbano de Xanxerê. A administração, futuramente, pode buscar outras formas de manter o serviço de reciclagem, com outros meios possíveis para a coleta dos materiais.
Leticia Faria – Ascom Xanxerê