O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural de Xaxim esteve reunido com representantes de todas as comunidades do interior do município, da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc) e da Cooperalfa para explanação e discussão sobre o Programa Menos Juros, da Secretaria de Estado da Agricultura.
Por meio do Programa Menos Juros, o Estado incentiva investimentos no meio rural e pesqueiro e disponibiliza para financiamentos a juros especiais. Além disso, o Veterinário Responsável pela Cidasc no município, Marcos Facci, expôs orientações sobre defesa sanitária animal. Ambos os assuntos foram enaltecidos pelo Vice-prefeito Adriano Bortolanza que participou da reunião e reconheceu a importância dos dados repassados aos agricultores e demais profissionais do agronegócio.
“Neste ano, mesmo com a realidade difícil que encontramos no início da gestão, oferecemos tudo o que foi possível aos nossos agricultores para desenvolver a agricultura familiar e agronegócio xaxinense. Nós ressaltamos a importância desta área, que representa cerca de 50% de toda a arrecadação municipal, e estamos sempre à disposição para oferecer condições adequadas de trabalho e desenvolvimento, a exemplo desta reunião”, destacou o Vice-prefeito Adriano.
De acordo com o Engenheiro Agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Volnei Dervanoski, o repasse de informações úteis aos trabalhadores do campo é constante. Também, ele aproveitou para expor sobre os programas municipais e convidar para o Seminário de Bovinocultura de Leite, que será no próximo dia seis de dezembro na Câmara de Vereadores, a partir das 20h, e para a Feira da Novilha e Gado Leiteiro de Xaxim entre os dias 16 e 18 fevereiro, no CTG Marca da Ferradura.
Janquieli Ceruti – Ascom Xaxim