You are currently viewing Agricultores aprendem a aumentar vida útil da madeira em curso realizado em Passos Maia

Agricultores aprendem a aumentar vida útil da madeira em curso realizado em Passos Maia

Técnicas foram repassadas a 25 participantes de curso organizado pela Secretaria de Agricultura do município

As técnicas que aumentam a durabilidade da madeira utilizada para vários tipos de obras nas propriedades rurais foram aprendidas por 25 agricultores de Passos Maia em um treinamento organizado pela Secretaria de Agricultura do município. O curso de tratamento de madeiras foi realizado pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com o Sindicato dos Produtores Rurais de Ponte Serrada.

Ivaldino Reginato, técnico agrícola e instrutor do Senar, ministrou as atividades a duas turmas de agricultores. Com boa parte do trabalho ocorrendo de forma prática, o grupo aprendeu um passo a passo das técnicas para o tratamento das madeiras. “A vida dessa madeira se transforma de dois, três anos para até 20 anos de durabilidade. Qualquer produtor faz esse tratamento em casa. É prático, simples e barato de se fazer”, garante Reginato.

Ele explica que o procedimento se resume na substituição da seiva da árvore pelos produtos químicos utilizados no processo, evitando que fungos e cupins ataquem a madeira. “O tratamento é cortar a árvore verde — tem que ser bem desenvolvida — e tratar, porque a gente substitui a seiva pelo produto químico. Depois, quando a madeira seca, fica impregnado esse produto dentro da madeira”, resume.

A redução de custos está entre os principais benefícios do processo, que amplia consideravelmente a durabilidades das madeiras utilizadas para diversos fins em cada propriedade rural, como construções de estufas, cercas, galpões, paióis e até casas. “É uma madeira tratada, onde a vida dela é mais longa, não caruncha e não bicha”, conclui o instrutor.

 Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia