Dando continuidade ao projeto de recuperação do Horto Municipal, nesta semana as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) deram início ao plantio das mudas de flores. A ação faz parte do projeto de recuperação do espaço, que conta com a participação ativa das crianças e adolescentes, que desde o início do ano vem aprendendo a cultivar hortaliças, temperos, plantas medicinais, árvores frutíferas e agora mudas de flores.
Juntamente com o secretário de agricultura, Paulo Roani, e o técnico agrícola responsável pelo espaço, Leonardo Griss, as crianças e adolescentes prepararam os locais onde as mudas foram plantadas, bem como realizaram toda a preparação do solo com adubos orgânicos e subtratos para receber as sementes. De acordo com o secretário Paulo, as flores serão utilizadas para embelezar a cidade. “O projeto está desenvolvendo com as crianças e adolescentes todo o aprendizado sobre o cultivo de diversas plantas, seja as hortaliças e árvores frutíferas, que eles poderão consumir no seu dia a dia aqui no Centro de Convivência, como também das mudas de flores, fazendo com que estas crianças e adolescentes participem ativamente do cuidado com a nossa cidade”, destaca.
A coordenadora do SCFV, Adriana Menegassi, reafirma o compromisso do Governo Municipal em fortalecer os vínculos comunitários entre estas crianças, adolescentes e a comunidade são-dominguense. “O Governo Municipal, através da prefeita Eliéze, vem trabalhando para oferecer a estas crianças e adolescentes mais qualidade de vida e este projeto de recuperação do Horto Municipal está proporcionando a elas mais conhecimento, mais convivência comunitária e também permitindo que participem efetivamente da nossa sociedade, seja aprendendo sobre o plantio de alimentos orgânicos, valorizando assim nossos agricultores familiares, ou seja no cultivo das flores que irão embelezar ainda mais o nosso município, estas ações permitem que todos se sintam valorizados e façam parte do crescimento e desenvolvimento de São Domingos”, afirma.
Juliana Cardoso – Ascom São Domingos