Visitas técnicas foram iniciadas nesta semana para levantar situação de cada localidade
Visitas técnicas para o mapeamento das condições atuais de 12 propriedades começaram a ser realizadas nesta semana no interior de Passos Maia. O trabalho faz parte de um projeto implantado pela administração municipal para desenvolver a piscicultura. As atividades são conduzidas pelas Secretarias de Agricultura e Cidadania e Reforma Agrária, por meio de uma parceria com o Sebrae.
Engenheiro agrônomo do instituto Saga, credenciado ao Sebraetec para uma consultoria nas localidades, Réges Chimello está passando nas primeiras 12 propriedades em que o projeto foi iniciado. “Estamos fazendo um diagnóstico inicial, um levantamento de quais as condições que o agricultor tem na sua propriedade, como ele trata a piscicultura, e a partir daí, fazer todo um planejamento de ação”, explica.
Em uma análise preliminar, o profissional destaca o potencial do município para o aprimoramento da produção de peixe. Ele diz que alguns produtores já têm inclusive os tanques praticamente prontos. Outros ainda precisam de melhorias nos reservatórios.
Réges informa que todos receberão uma consultoria de cerca de 20 horas, com orientações desde a construção dos tanques, o controle de entrada e saída da água, povoamento, quais espécies utilizar e informações sobre a cadeia alimentar dos peixes. “São importantes essas vistorias para a gente conhecer a realidade desses agricultores, saber em que patamar eles estão e qual o conhecimento na área”.
O engenheiro aponta que o consumo de peixe vem crescendo no Brasil e sempre haverá mercado. “Se nós conseguirmos um produto de qualidade, a comercialização é natural”, salienta, lembrando ainda que os resultados do trabalho são em médio prazo. “Não é de uma hora para outra, vai um ano, um ano e meio para a gente conseguir colher os frutos que estamos semeando agora. Não podemos atropelar o processo, que tem o seu período de execução”, conclui.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia