You are currently viewing Circuito com serviços para saúde da mulher vai marcar Outubro Rosa em Passos Maia

Circuito com serviços para saúde da mulher vai marcar Outubro Rosa em Passos Maia

Secretaria de Saúde do município também tem roteiro de coleta do preventivo na cidade e no interior

As mulheres são o foco das ações de saúde neste mês. Marcando a passagem do Outubro Rosa, a Secretaria de Saúde de Passos Maia prepara para o próximo dia 26, uma quinta-feira, um evento especial com uma série de atendimentos voltados ao público feminino.

Um circuito de atividades vai acontecer durante a tarde no Centro Comunitário. A ação será aberta às 13h30, com estandes montados para as mulheres receberem serviços de auriculoterapia, massoterapia, beleza, orientações de prevenção ao câncer de mama e útero, alimentação saudável, preventivos e mamografias. O dia ainda terá atividades físicas, orientações sobre casos de violências e direitos da mulher e um estande de saúde bucal, com orientações, limpezas e avaliações.

“Elas vão passar por todos esses estandes e sair munidas de informações”, destaca a secretária de Saúde de Passos Maia, Nilvania Bortolini de Oliveira. “Nem todas as mulheres procuram e sabem que nós temos todos esses serviços. Além disso, a gente vai conseguir fazer com que elas entendam que a saúde delas é muito importante”, avalia.

Coleta de preventivo

A Secretaria de Saúde elaborou um roteiro para as coletas do preventivo na cidade e no interior. Todas as segundas-feiras à tarde e manhãs das quintas-feiras o exame é feito no Posto de Saúde do Centro. Na Linha Indumel já houve uma coleta nesta semana, mas outra está marcada para o dia 18. No Posto de Saúde da comunidade Dom Carlos será nos dias 9 e 23. Já no Assentamento Zumbi dos Palmares, onde a demanda é maior, as mulheres podem realizar o preventivo todas as terças-feiras à tarde.

“Temos feito um levantamento e ficamos muito felizes que as nossas mulheres não estão deixando os exames só para outubro. A gente percebe que a coleta de preventivo e as mamografias têm sido feitas de forma constante. Hoje o nosso município já não possui fila para a mamografia, que é um dos exames mais importantes. Todos os anos havia uma fila de cento e poucas mulheres, onde a gente não conseguia suprir a demanda. Hoje conseguimos”, destaca a secretária.

Nilvania também reforça o pedido para que as mulheres do interior realizem o preventivo nas próprias unidades de saúde das comunidades. “Às vezes a mulher tem um pouco de vergonha ou pensa que no local não vai ter o material necessário. Mas todas as enfermeiras estão preparadas para fazer a coleta nesses postos”, assegura a secretária.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia