You are currently viewing Epagri reúne agricultores de Passos Maia para definir prioridades até 2021

Epagri reúne agricultores de Passos Maia para definir prioridades até 2021

Grupo elencou metas de trabalho para serem seguidas pelos próximos quatro anos

A Epagri de Passos Maia convocou nesta semana os agricultores do município para a elaboração do Plano Plurianual 2018/2021, com o objetivo de levantar sugestões de lideranças e produtores rurais para a construção das metas de trabalho nos próximos quatro anos.

Os participantes integraram grupos de debate, respondendo um questionário com perguntas como os pontos fortes do meio rural de Passos Maia, o que precisa ser melhorado no interior e onde a Epagri pode se encaixar para contribuir com o desenvolvimento rural do município.

O prefeito de Passos Maia, Leomar Listoni, participou do evento junto com o engenheiro agrônomo da Epagri, Cezar Roberto Bevilaqua, destacando que a metodologia utilizada favoreceu a produção de propostas apresentadas pelos agricultores em cada um dos grupos.

Trabalhos mais incisivos na piscicultura e produção de hortifrutigranjeiros (hortaliças, legumes e frutas) estiveram entre as ideias. Também foi sugerida a melhoria do planejamento e da gestão de propriedades, o fortalecimento da cadeia leiteira, produção de grãos com ênfase na conservação de solo e água, além do melhoramento das atividades já tradicionais e existentes no município.

“Após isso, a gente reuniu o grupo geral, que cooptou três prioridades. Como não poderia deixar de ser, a atividade leiteira, um carro-chefe do município, continua como uma das prioridades, com o fortalecimento da produção em todas as etapas”, resumiu Cezar.

O engenheiro agrônomo da Epagri ainda citou as outras duas prioridades elencadas em conjunto com os agricultores. Uma é relacionada à produção de grãos, melhorando o manejo do solo e da água, além do armazenamento da produção. “E por último, o fortalecimento de atividades tradicionais, com maior presença nossa a campo para fazer esse trabalho de conscientização e educação do agricultor”, concluiu.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia