O Governo Municipal de São Domingos, através da secretaria de saúde e da vigilância sanitária do município, irão promover neste mês de setembro um novo mutirão de combate à dengue em todo o perímetro urbano. A ação terá início no dia 19 de setembro (terça-feira), nos bairros Abramo Miguel Pretto, São Jose e Nossa Senhora Aparecida, onde será realizado o recolhimento de pneus, latas, garrafas, plásticos, lonas, papel, tanques, tambores e qualquer tipo de recipiente que acumule água.
No dia 20 de setembro (quarta-feira), o mutirão passará pelo centro da cidade e pelos bairros Agostinho Griss e Ari Bortoli e no dia 21, quinta-feira, será a vez dos bairros São Cristovão e Esperança, além do Loteamento Vida Nova. O objetivo da ação é eliminar todos os possíveis focos do mosquito Aedes Aegypti, responsável pela transmissão de doenças como a dengue, zika vírus e chikungunya.
Todos dos moradores devem fazer a limpeza dos seus terrenos e depositar os materiais em frente as residências no dia anterior a coleta, lembrando que não serão recolhidos entulhos de construção, galhos de arvores, grama, tabuas e madeira em geral e móveis velhos.
De acordo com o secretário de saúde, Gilmar Brandalize, o trabalho de combate ao mosquito da dengue deve se constante, por isso é preciso à colaboração de todos os são-dominguenses. “Estamos trabalhando, já há alguns anos, a fim de evitar o aumento dos focos do mosquito no nosso município, no entanto para isso precisamos da colaboração de toda a população para que cuidem das suas residências e dos seus comércios, evitando o acumulo de lixo e água parada. Por isso, iremos realizar mais este mutirão para que todos saibam mais sobre os perigos destas doenças e quais atitudes devem ser tomadas, bem como já realizem a limpeza dos seus terrenos a fim de diminuirmos os possíveis focos”, afirma.
A equipe da Vigilância Sanitária, juntamente com as agentes comunitárias de saúde, estão visitando permanentemente as residências e o comércio de São Domingos, conversando com a população, explicando sobre a importância de evitar a água parada e procurando focos do mosquito.Somente em 2017, já foram localizados 144 focos no perímetro o urbano do município.
Juliana Cardoso – Ascom São Domingos