Mesas foram quebradas e flores arrancadas por ação de vandalismo no último final de semana
Mudas de flores arrancadas inteiras, mesas destruídas provavelmente a pedradas e lixo abandonado no local, com latas de cerveja e garrafas de outras bebidas alcoólicas, incluindo cachaça, estão entre as consequências de uma ação de vandalismo praticada na Gruta Nossa Senhora de Lourdes, interior de Passos Maia.
Revitalizado há pouco mais de dois meses por um mutirão comunitário, o espaço foi depredado durante o último final de semana. Os vândalos também sujaram vários bancos com barro, além de quebrarem duas mesas feitas em concreto, que inclusive tinham sido instaladas três dias antes.
A ação foi lamentada pela diretora do Departamento Municipal de Cultura, Simone Leandra Tomazelli. O órgão inclusive promoveu junto com o Grupo Histórico Cultural um mutirão comunitário para revitalizar a gruta em meados de junho deste ano.
Simone disse que o vandalismo prejudica todo o trabalho desenvolvido para a promoção do turismo no município. “Meses antes fizemos um mutirão com a comunidade e o grupo de turismo para ornamentar a gruta, que é um dos pontos de visitação da nossa rota de turismo”, destacou.
Trajeto
Com vários atrativos, a rota poderá ser cumprida por turistas ao longo de um dia inteiro, saindo da Praça Central, na Igreja Matriz, e passando por locais como a própria Gruta Nossa Senhora de Lourdes, além de uma ervateira, três propriedades rurais que produzem cachaça e farinha de milho na pedra, uma cantina com refeição, Igreja São Valentim e chegada ao Parque Nacional das Araucárias, onde duas trilhas ainda serão percorridas em meio à mata nativa.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia