O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), o Conselho Municipal do Idoso e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos estão promovendo, com as crianças e adolescentes do programa, uma oficina de fotografia em parceria com a fotógrafa são-dominguense, Lia Costa. O objetivo do curso é ensinar a estes jovens algumas técnicas de composição visual, além de reconhecer a importância dos fundamentos da fotografia para a produção da imagem.
Durante a oficina, os alunos puderam também utilizar câmeras profissionais e colocarem em prática seus novos conhecimentos. A ação faz parte do concurso de fotografias “Cada Rosto uma História”, promovido pelo CRAS. De acordo com a coordenadora do CRAS, Sandra Fiorese, a oficina irá auxiliar as crianças e adolescentes no momento de fazer as fotos e retratar a história da população. “Agradecemos a parceria e o trabalho desenvolvido pela Lia, que aceitou realizar esta oficina de forma voluntária, com certeza nossas crianças e adolescentes poderão colocar em prática o que aprenderam para retratar ainda melhor o nosso querido povo de São Domingos”, explica.
No concurso, cada criança ou adolescente deverá apresentar uma foto inédita, produzida por ele mesmo, que retrate de forma criativa e sensível os idosos de São Domingos nas mais diversas atividades, seja em casa, na comunidade ou no trabalho. A ação tem como finalidade despertar nos jovens a valorização, respeito e a empatia com a terceira idade.
As fotografias devem ser enviadas até o dia 15 de setembro para os responsáveis pelo concurso, que através de uma comissão julgadora irão selecionar 10 semifinalistas de cada categoria, sendo elas: categoria Kids, onde concorrem crianças de 06 a 10 anos, e a categoria Teen, com adolescentes de 11 a 15 anos, que posteriormente selecionará os finalistas.
Conforme a coordenadora Sandra, as fotos serão selecionadas por cinco pessoas, entre elas membros do Conselho Municipal do Idoso, lideranças do Governo Municipal e especialistas na área. “Cada foto deverá cumprir os seguintes critérios, coerência com o tema proposto, originalidade, emoção e criatividade. Sem dúvida, o concurso será um importante momento de integração e troca de experiências entre estes jovens e os idosos de São Domingos, já que estes homens e mulheres da terceira idade ajudam a construir a história do nosso município”, afirma.
O resultado do concurso de fotografia “Cada Rosto uma História” será divulgado no próximo mês de Outubro e as fotos serão expostas no Centro de Eventos e Cultura Vereador Valcino Lodi. O vencedor de cada categoria receberá um Tablet e o segundo colocado recebe um ensaio fotográfico no Estúdio Lia Costa.
Juliana Cardoso – Ascom São Domingos