You are currently viewing Agricultores aprendem a fazer instalações elétricas em propriedades no interior de Passos Maia

Agricultores aprendem a fazer instalações elétricas em propriedades no interior de Passos Maia

Com carga horária de 16 horas, curso foi realizado ao longo de dois dias nesta semana

Um grupo de agricultores do interior do município de Passos Maia participou no início desta semana de um curso sobre instalações elétricas em propriedades rurais. Oferecido pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural) em parceria com as Secretarias de Agricultura e de Cidadania e Reforma Agrária, as atividades foram iniciadas na segunda-feira e concluídas nesta terça, dia 29.

Eder Brandalise, instrutor do Senar na área de instalações e manutenções de redes elétricas, foi responsável por ministrar o treinamento, com carga horária de 16 horas. Segundo ele, o curso foi responsável por ensinar os próprios agricultores a realizarem os serviços elétricos necessários nas propriedades.

Limitado a uma turma pequena para facilitar o repasse das informações, o treinamento foi ministrado ao longo de dois dias no Centro Comunitário da Linha Guabiroba. “A gente ensina, no padrão Celesc, como fazer uma instalação completa na propriedade, sabendo calcular que tipo de fio, disjuntor, deixando a instalação da casa totalmente feita”.

Eder ensinou os alunos a ligarem tomadas, interruptores, sensores e relês, além de repassar informações importantes de segurança. “A gente procura ensinar eles para que tenham uma noção na parte elétrica e prevenção contra acidentes”, resumiu o instrutor.

Junto à praticidade, a economia gerada quando o serviço é feito pelo próprio agricultor foi outro fator bastante favorável para justificar o treinamento. “Hoje é muito mais barato você comprar o seu equipamento e trocar do que esperar por um eletricista para fazer o serviço na propriedade”, concluiu o instrutor, garantindo que cada aluno sai apto a realizar as instalações após a capacitação.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia