Iniciaram nesta terça-feira (15), as aulas do PROERD (Programa Educacional de Resistência as Drogas) em São Domingos. Os alunos foram recebidos no Centro de Eventos e Cultura Vereador Valcino Lodi e participaram de uma aula inaugural, onde o coordenador do PROERD na região da AMAI, PM Rosimar Justino Féo, apresentou o programa e realizou a entrega simbólica dos livros didáticos do curso.
Ao todo, serão atendidas aproximadamente 130 crianças de sete turmas das escolas estaduais da cidade e do interior e da Escola Nair Teixeira Morschheiser. O programa tem duração de 11 semanas e ao final os alunos participarão da formatura, onde será entregue o certificado de conclusão do curso.
De acordo com o policial militar, Rosimar Justino Féo, o PROERD é fundamental para prevenir o uso de drogas entre os jovens. “O Programa tem como missão educar crianças, reunindo os esforços da família, polícia e escola. Nosso principal objetivo é evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso de drogas, por isso buscamos despertar nestes jovens a consciência para este problema e também para a questão da violência, assim como preparar os pais no intuito de oferecer sustentação aos seus filhos acerca do problema das drogas. Sem dúvida, este programa trará muitos benefícios para São Domingos, por isso agradecemos mais uma vez a parceria e o empenho do Governo Municipal para que pudéssemos retornar com as atividades aqui no município”, explica.
A secretária de educação, cultura e esportes de São Domingos, Ivanete Henerrich, se disse muito feliz com a participação maciça das crianças e reafirmou o compromisso do Governo Municipal em desenvolver atividades de prevenção e combate ao uso de drogas pelos jovens do município. “Estamos imensamente felizes e satisfeitos em retomar esta importante atividade aqui em São Domingos. Deste março deste ano, estamos em contato com a Polícia Militar e hoje demos início ao PROERD no município. Com certeza, está será mais uma ação em prol dos nossos jovens, o que demonstra todo do comprometimento e a preocupação da prefeita Eliéze com o futuro das crianças e adolescentes do município. E daqui 11 semanas, nossos alunos receberão seus certificados e estarão muito mais preparados para dizer não para as drogas”, afirma.
Juliana Cardoso – Ascom São Domingos