O Governo Municipal, através do Departamento de Cultura, promove a partir desta segunda-feira (14), a 1ª Mostra de Arte e Cultura de São Domingos, no Centro de Eventos e Cultura Vereador Valcino Lodi. Com uma programação bastante extensa, o evento contará com a exposição de antiguidades: São Domingos, Nossas Raízes, onde estarão expostos diversos objetos e utensílios da época da colonização do município e que por muitos anos foram utilizados pelas famílias são-dominguenses. Além disso, também farão parte da exposição diversas fotografias antigas, que retratam a vida e os costumes dos primeiros moradores de São Domingos. A exposição ficará aberta de segunda (14) a sábado (19), das 8 às 20 horas.
Já na quarta-feira (16), iniciam os espetáculos artísticos e culturais no período da noite, a partir das 19h30, no Centro de Eventos. Nesta primeira noite, sobem ao palco do auditório o Grupo de Danças Gaúchas Tropeiro da Tradição à Moda Antiga, o Ballet Hope e o Grupo Folclórico Talian Ricordarci, todos de São Domingos, além do Duo de Música Clássica, de São Lourenço do Oeste. O Governo Municipal também já está em contato com o a Cia de Teatro Kandake para que possam se apresentar na mostra.
Na quinta-feira (17), será a vez da Orquestra de Viola Capira, de Faxinal dos Guedes, do Grupo de Danças Típicas, de Passos Maia, e dos Grupos de Dança Italiana e Alemã, de São Lourenço do Oeste, além da belíssima apresentação do Coral São Lourenço, um dos corais mais renomados da região. Na noite da sexta-feira (18), a Orquestra Sinfônica Cultural Xaxinense, se apresenta juntamente com o Grupo de Dança Italiana e a Casa da Cultura, de Xaxim. E para finalizar a noite, o músico de São Lourenço do Oeste, Rennã Fedrigo, faz um show acústico de voz e violão.
No sábado (19), último dia de espetáculos, será apresentada a peça teatral: Entre Sobras e Luzes – Uma História de Amor e Inclusão, dirigida e assinada pelo teatrólogo, Neri Gonçalves de Paula, de Xanxerê. E no domingo (20), será realizado o ato oficial de inauguração do Novo Calçadão na Praça Central. O evento inicia às 17 horas, com a apresentação dos alunos da Escola de Música Recanto do Gaiteiro, às 19 horas, ato oficial e acender das luzes, e às 20 horas, grande show com o grupo Tradição Serrana.
Para o diretor de cultura de São Domingos, Aldair da Silveira (Mano), a Mostra de Arte e Cultura será um grande sucesso e contará um pouco da história do município. “Reunimos muitos objetos antigos que permitirão que a nossa população possa voltar no tempo e relembrar como era a vida no início da colonização de São Domingos. Além disso, as nossas crianças e adolescentes também poderão ter esse contato e saber como era a vida dos nossos pais e avós e como eles trabalharam e batalharam para construir o nosso querido município. E durante a noite, preparamos com muito carinho uma programação ampla de apresentações artísticas e culturais, com talentos de São Domingos e da região, proporcionando ao nosso povo o acesso à cultura de qualidade. Lembrando, que todos os eventos e espetáculos da Mostra de Arte e Cultura serão oferecidos de forma gratuita a população.”, destaca.
A prefeita municipal, Eliéze Comachio, se disse muito feliz e honrada em poder entregar para a população de São Domingos uma obra tão importante como o novo calçadão. “Esta obra sem dúvida mudou a paisagem do centro da nossa cidade e temos que agradecer imensamente a todo o trabalho e dedicação do ex-prefeito Kiko, que batalhou e buscou recursos para que ela se tornasse realidade e que agora estaremos entregando oficialmente a nossa população. Foram aproximadamente R$ 3 milhões investidos na revitalização da Praça Central, R$ 800 mil somente no Novo Calçadão e hoje as nossas famílias podem freqüentar este espaço de forma tranqüila e segura, trazendo seus filhos para brincar, enquanto tomam um chimarrão. Temos aqui na nossa praça, o Centro de Eventos e Cultura Vereador Valcino Lodi, que irá sediar a nossa 1ª Mostra de Arte e Cultura e que com certeza é e será sempre um espaço de convivência, de arte e de cultura para todos os são-dominguenses, pois aqui temos também uma ampla biblioteca e um belo auditório, que semanalmente recebe sessões de cinema, tudo isso para que o nosso povo tenha acesso ao que tem de melhor”, afirma.
Juliana Cardoso – Ascom São Domingos