O Vice-prefeito de Xaxim Adriano Bortolanza esteve presente no 5º pelotão da 4ª Companhia da Polícia Militar (PM) na manhã desta terça-feira (11) para realizar visitas nos locais onde serão instaladas 10 câmeras de videomonitoramento distribuídas nas avenidas centrais e próximas as vias de acesso ao município. As visitas foram acompanhadas por uma equipe técnica da Polícia Militar (PM) e da Divisão de Tecnologia da Informação e Comunicações da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina.
Esteve presente o Diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Rodoviário, Ivo Silveira Heidrich, o Subtenente da Polícia Militar e representante da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina (SSP), Aldo Camargo, Comandante da Polícia Militar, Sargento Rosevelte Mozena, Cabo da PM, Juceli Marca, Alessandro Marques da empresa XPTI responsável pela instalação e manutenção dos equipamentos e Mailson Putti, da empresa Frosinet, responsável pela interligação das câmeras por fibra óptica.
De acordo com o Subtenente e representante da SSP, Aldo Camargo, o convênio pode ser aditivado em maior número conforme necessidade. “O trabalho está sendo realizado por etapas. Neste primeiro momento, o convênio entre estado e município contará com 10 câmeras com 400 metros de visualização cada, em pontos estratégicos do município. Vamos agilizar a adequação da sala de videomonitoramento e esperamos até o fim do ano contar com as câmeras instaladas para proporcionar mais segurança aos cidadãos xaxinenses”, destacou Camargo.
Conforme o Vice-prefeito, Adriano Bortolanza, efetivar a instalação das câmeras é um compromisso assumido que atende um anseio da comunidade para fins de segurança pública e controle do trânsito. “Nesta manhã definimos conjuntamente os pontos de instalação e estamos trabalhando afinados para que em curto prazo esse monitoramento se concretize. Desejamos garantir uma opção de videomonitoramento muito maior para Xaxim”, salientou.
O valor do convênio para instalação das câmeras por parte do Município de Xaxim é de R$ 108.322,50. Na oportunidade, também foram vistoriadas as obras do Complexo Integrado de Segurança Pública em Xaxim e avaliada a possibilidade de implantação da Central de Videomonitoramento e processamento de dados no local.
Ascom Xaxim