You are currently viewing Ônibus Lilás em Ponte Serrada

Ônibus Lilás em Ponte Serrada

A unidade móvel  é um modelo de atendimento multidisciplinar para combate à violência contra a mulher

O ônibus faz parte da Rede Lilás que articula ações coordenadas junto às instituições de acesso a segurança,  saúde,  educação,  assistência social, ao mundo de trabalho e à justiça, levando mulheres a saírem do ciclo de violência. 

Nesses dois dias 04 e 05 de julho que o ônibus esteve  nos bairros CTG e Cohab, profissionais do município  e representantes da ADR de Xanxerê contribuíram  com o  repasse de informações através das   palestras informativas com psicólogos, assistentes sociais, jurídico, polícia militar com a presença das Guardiãs  Maria da Penha de Chapecó , polícia civil , equipe de técnica do CRAS e CREAS. Nos intervalos das palestras aconteceu sorteio de brindes.     

As atividades seguiram  um cronograma de execução conduzido pela secretária de Assistência Social, Andreia Cordeiro. No primeiro momento as mulheres dos bairros participaram de alongamento dirigido por uma profissional da área. Assuntos como a Lei Maria da Penha, Bolsa Família, Contribuição Previdenciária Dona de Casa também foram pontuados durante os encontros. Materiais de orientação sobre toda a rede de serviços de defesa e proteção às mulheres  foram distribuídos. 

“A vinda dessa unidade móvel em nosso município foi de fundamental importância para chamar a atenção da sociedade para os direitos da mulher.  Tendo em vista que infelizmente apresentamos números elevados de violência doméstica. O Ônibus Lilás leva serviços e informações para mulheres que estão mais afastadas dos centros, além de ajudar todas aquelas que, muitas vezes, são vítimas de violência, mas não sabem a quem recorrer. Nossa equipe da Secretaria de Assistência Social juntamente com a Administração Municipal agradecemos a todos os profissionais e colaboradores que contribuíram nesses dois dias de  projeto em  Ponte Serrada” ressaltou a secretária, Andreia Cordeiro.

Dezenas de mulheres tiveram a oportunidade  de interação efetiva dos serviços e uma a orientação adequada e humanizada.

Nataniele Barreto – Ascom Ponte Serrada