Com a finalidade de avaliar a política da assistência social e deliberar diretrizes para aperfeiçoar, implementar e consolidar o Sistema Único de Assistência Social (SUAS), foi realizado nesta quinta-feira (06), a 8ª Conferência Municipal de Assistência Social de São Domingos, com o tema “Garantias de Direitos no Fortalecimento do SUAS”. Promovido pelo Governo Municipal, através da Secretaria de Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), o evento ocorreu no Centro de Múltiplo Uso e reuniu mais de 150 pessoas.
Participaram da conferência usuários do Sistema Único de Assistência Social do município, como participantes do Serviço de Proteção Integral à Família (PAIF), beneficiários do programa Bolsa Família e do Beneficio de Prestação Continuada (BPC), crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimentos de Vínculos, idosos dos grupos de idosos organizados, grupos de mulheres organizadas, sindicatos, movimentos sociais, vereadores e servidores do Governo Municipal. A doutora em serviço social, Iraci de Andrade, foi a responsável pela palestra que abordou a política de assistência social e o papel da sociedade e dos agentes federativo na manutenção dos direitos socioassistenciais.
Durante o evento, foram expostos os quatro eixos de debate e elencadas as propostas para serem encaminhadas para a conferência estadual e nacional. Foram eleitos ainda os delegados, um da sociedade civil e outro do Governo Municipal, com seus respectivos suplentes, que irão representar São Domingos nas demais conferências.
Para a prefeita municipal, Eliéze Comachio, a conferência é um importante momento para conhecer a política pública da assistência social que vem sendo desenvolvida em São Domingos e também propor ações e serviços para melhorar o atendimento a população. “Estamos muito satisfeitos com a participação maciça da nossa sociedade, nosso governo é pautado na participação popular, por isso precisamos ouvir as demandas do nosso povo e desenvolver ações para colocá-las em prática. A assistência social é a responsável por atender principalmente o povo mais carente ou que tem seus direitos violados e é para estas pessoas que devemos lançar nosso olhar mais sensível para fortalecer os vínculos familiares e comunitários, inserindo este individuo no meio social da melhor forma possível. E este é o nosso compromisso atender bem quem mais precisa do Governo Municipal”, afirma.
Juliana Cardoso – Ascom São Domingos