You are currently viewing Governo Municipal faz primeiro mutirão para cirurgias de catarata em São Domingos

Governo Municipal faz primeiro mutirão para cirurgias de catarata em São Domingos

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Preocupado em garantir uma saúde de qualidade para a população, o Governo Municipal de São Domingos, através da secretaria de saúde, está programando o primeiro mutirão para realização de cirurgias de catarata. Ao todo, serão 25 pacientes que receberão as cirurgias de forma totalmente gratuita através do município, as operações devem ser realizadas no  Hospital da Fundação, no município de São Lourenço do Oeste na segunda quinzena do mês de julho.

A equipe responsável pelos procedimentos é de Foz do Iguaçu e a cirurgia leva em média uma hora para ser realizada. De acordo com o secretário municipal de saúde, Gilmar Brandalize, apesar de ser uma cirurgia rápida e simples, os benefícios para os pacientes são muito importantes para as pessoas com baixa visão decorrente da catarata. “Mais uma vez, o nosso município assumiu uma competência que seria de responsabilidade do estado de Santa Catarina e irá pagar todas as cirurgias de catarata para estes pacientes com recurso próprio. O Estado mais uma vez lavou as mãos, no entanto nós jamais iremos deixar o nosso povo sem o atendimento necessário. A cirurgia de catarata, apesar de bastante simples, é fundamental para dar a estes homens e mulheres mais dignidade e uma visão de qualidade, melhorando consideravelmente as atividades do seu dia a dia”, afirma.

Em nossa região, todas as clínicas e hospitais oftalmológicos estão ainda por receber do Estado os recursos provenientes das cirurgias de cataratas realizadas no ano de 2016. “Atualmente, não temos nenhuma clínica ou hospital credenciado para realizar as cirurgias de catarata através do Estado, devido a esta falta de pagamento. Isso nos deixa inseguros quanto a realização destes procedimentos, que estão novamente recaindo para os cofres públicos municipais. E como temos o compromisso com a saúde do nosso povo, decidimos pagar mais este serviço. Porque não tem preço que pague uma visão de qualidade”, destaca o secretário Gilmar.

A prefeita municipal, Eliéze Comachio, também participou da reunião com os usuários beneficiados por este primeiro mutirão e destacou a importância do comprometimento do município com a saúde da população. “Em hipótese alguma vamos deixar o nosso povo sem atendimento. São Domingos é referência na saúde, porque nossa prioridade é a nossa população, levando isso em conta decidimos fazer as cirurgias com recurso próprio. Se cada paciente fosse pagar o procedimento seriam mais de R$ 150 mil reais ao todo e agora estas famílias poderão investir este dinheiro lá nas suas casas, beneficiando suas famílias e melhorando suas vidas”, comenta.

Juliana Cardoso – Ascom São Domingos