You are currently viewing Crianças e adolescentes do SCFV visitam viveiro de mudas em São Domingos

Crianças e adolescentes do SCFV visitam viveiro de mudas em São Domingos

Dando continuidade ao projeto de recuperação do horto municipal, as crianças e adolescentes do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos visitaram na última sexta-feira (23), o viveiro de mudas ‘Cheiro da Mata’, em São Domingos. Lá os jovens puderam conhecer todo o processo de plantio e colheita de alface hidropônica, bem como o cultivo da araucária, desde a semeadura até o momento certo para o plantio.

A visita faz parte do projeto de recuperação do horto municipal e o objetivo é que as crianças aprendam como cultivar hortaliças e também a árvore símbolo de São Domingos. A próxima etapa é a implantação de um viveiro de mudas nativas no Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.

De acordo com a coordenadora do SCFV, Adriana Menegassi, as crianças e adolescentes puderam aproveitar muito a visita até o viveiro, desenvolvendo também o espírito de coletividade e vivência comunitária. “Foi um momento de muita alegria e aprendizado, as nossas crianças e adolescentes aprenderam com é o desenvolvimento das araucárias e agora nós iremos dar início ao plantio dos pinhões no SCFV e em seguida faremos o plantio das árvores em uma área de preservação permanente (APP). Atividades como está são, sem dúvida, fundamentais para fortalecer os vínculos comunitários e sociais desses jovens, além de incentivar o espírito de preservação do meio ambiente e o amor a nossa terra”, afirma.

O SCFV atende hoje mais de 110 crianças e adolescentes, na cidade e no interior, além de cerca de 50 idosos da cidade e do Distrito da Vila Milani. Todo o espaço do horto e o Centro de Convivência passaram por melhorias a fim de garantir maior conforto e tranqüilidade as pessoas que lá freqüentam. O projeto de recuperação do horto está sendo desenvolvido em parceria com a secretaria de agricultura e meio ambiente. “Queremos agradecer ao Governo Municipal e a prefeita Eliéze pelo apoio e toda a preocupação que vem demonstrando com os nossos jovens e idosos do SCFV, com certeza é através de projetos e ações como estas que poderemos garantir um futuro ainda melhor para estas crianças e adolescentes”, explica a coordenadora Adriana Menegassi.

Juliana Cardoso – Ascom São Domingos