A coordenadoria Municipal da Defesa Civil finalizou o relatório referente às perdas registradas por conta da forte chuva que atingiu o município, no fim do mês de maio. O prejuízo foi de R$ 5.851.615,00. Todas as informações precisaram ser anexadas ao Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil, encaminhadas a Defesa Civil Estadual, que agora vai analisar todos os dados. Em seguida, é preciso encaminhar a Defesa Civil Nacional, para o reconhecimento do Estado de Emergência, decretado pelo prefeito Avelino Menegolla.
João Borba, coordenador municipal da Defesa Civil, explica que as chuvas do mês de maio foi extremamente atípica, com volumes que ultrapassaram os 400mm. “Tivemos aquele temporal do dia 27 de maio, que foi um sábado, em que tivemos grande parte dos danos. Em seguida, foram 14 dias de chuva ininterruptos. A maior parte dos problemas foi nas estradas do interior”, lembra.
Com o decreto de emergência e, os dados coletados pela Defesa Civil Municipal e encaminhado aos demais órgãos, tendo o reconhecimento, a administração municipal poderá encaminhar projetos para a recuperação, podendo contar com prazos diferenciados.
Leticia Faria – Ascom Xanxerê