A Secretaria de Saúde de São Domingos está promovendo durante toda esta semana uma campanha de intensificação da vacinação contra o HPV nas escolas da rede municipal e estadual, com o objetivo de ampliar o número de meninos e meninas imunes ao vírus que é o principal responsável pelo aumento da incidência de casos de câncer de colo de útero, bem como cânceres de garganta, boca, faringe, pênis, bexiga, entre outros.
Serão vacinadas as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 a 14 anos. Ao todo, devem ser vacinados 461 meninas e 376 meninos. Para isso, as direções de escola estão enviando aos pais ou responsáveis um termo de autorização para que sejam efetuadas as vacinas no ambiente escolar. A criança deve apresentar este documento juntamente com a carteira de vacinação no momento da vacina.
A campanha iniciou nesta segunda-feira (19) na Escola de Ensino Fundamental Professora Nair Teixeira Morschheiser e terça-feira (20) foram vacinados os alunos da Escola de Educação Básica João Roberto Moreira. Na quarta-feira (21) serão vacinados os adolescentes da Escola Santo Antônio, na comunidade do Santo Antonio, e na quinta-feira (22), os alunos da Escola de Ensino Fundamental Arlindo Barbiero também receberão as vacinas. Na sexta-feira (23), os alunos da Escola Neli Ottoni Lange, no Distrito do Maratá serão vacinados e na segunda-feira (26), finalizando a campanha, os alunos da Escola Genova Palma Nudes, do Distrito da Vila Milani, recebem as vacinas.
De acordo com o secretário municipal de saúde, Gilmar Brandalize, a campanha partiu da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina já que a cobertura de vacinação estadual em 2016 atingiu apenas 26%, número muito abaixo do necessário. “Em 2016, apenas 30% dos meninos e meninas com idades estipuladas para receberem a vacina, procuram os postos de vacinação em São Domingos, por isso aderimos a esta campanha de intensificação e estamos nas escolas estaduais e municipais vacinando os nossos adolescentes durante todo o mês de junho. Nosso objetivo é vacinar o maior número de meninas e meninos do nosso município, garantindo assim uma vida ainda mais saudável durante a fase adulta, livre desta doença que atinge quase da metade da população mundial e pode trazer inúmeros malefícios a saúde”, afirma.
Além da vacina contra o HPV, os adolescentes de 12 e 13 anos também podem aproveitar a oportunidade para se vacinarem contra a Meningite C. Até o ano passado, apenas crianças de 3, 5 e 12 meses eram vacinadas contra a doença, considerada grave e de rápida evolução. As vacinas são oferecidas de forma gratuita e os adolescentes que não se vacinaram nas escolas devem procurar a Unidade de Saúde mais próximas de suas casas para ficar em dia com o calendário vacinal.
Juliana Cardoso – Ascom São Domingos