You are currently viewing Governo Municipal de São Domingos insere produtos orgânicos na alimentação escolar

Governo Municipal de São Domingos insere produtos orgânicos na alimentação escolar

São Domingos se destaca como referência estadual e nacional na alimentação escolar da rede municipal de ensino. Isto se deve aos inúmeros investimentos ocorridos desde 2009 na alimentação das crianças das escolas municipais. O principal objetivo desta política pública, implantada ainda no governo do ex-prefeito Kiko, é oferecer refeições de qualidade para os alunos, levando em conta a variedade e a qualidade dos produtos, através de um cardápio preparado com o auxílio de uma nutricionista e das merendeiras e que valoriza os alimentos produzidos pela agricultura familiar do município.

Em 2009, a alimentação escolar contava com apenas 27 produtos e este ano são 214 itens, sendo 75 oriundos da agricultura familiar. Além disso, em 2017 também foram incluídos os alimentos orgânicos que garantem aos agricultores certificados uma remuneração diferenciada, valorizando ainda mais os trabalhadores do campo. Os produtos orgânicos são produzidos sem o uso de agrotóxicos e respeitando o tempo de crescimento do alimento, levando em conta também a qualidade do solo e os cuidados com a planta.

Para a agricultora familiar, Marivone Bolsonelo, é um imenso orgulho produzir os alimentos utilizados nas escolas municipais. “Nós trabalhamos com muito amor, carinho e cuidado na produção dos alimentos orgânicos que são utilizados na alimentação escolar da rede municipal de São Domingos, pois queremos oferecer as nossas crianças produtos de qualidade, mais saudáveis e sem o uso de agrotóxicos, proporcionando ainda mais saúde para nossos alunos”, comenta.

A prefeita municipal, Eliéze Comachio, destaca que a alimentação escolar sempre foi uma preocupação do Governo Municipal nestes últimos oito anos e que seu compromisso é dar continuidade e ampliar esta importante política pública na área da educação. “Sem dúvida, uma criança que se alimenta bem, com alimentos de qualidade, tem uma aprendizagem muito maior e uma vida muito mais saudável, diminuindo inclusive o índice de diversas doenças. Por isso, continuamos valorizando e ampliando a alimentação escolar da rede municipal e logo no início do meu mandato já ampliamos o número de itens, passando de 169 para 214, e incluímos os alimentos orgânicos, valorizando desta forma ainda mais os nossos agricultores familiares, garantindo assim mais qualidade de vida tanto para as nossas crianças como também mais renda para o povo do interior”, afirma.

Juliana Cardoso – Ascom São Domingos