O prefeito Amélio Remor Junior acompanhou, nesta quarta-feira (24), a vistoria técnica de engenheiros da Casan ao canteiro de obras da estação de tratamento da rede de esgoto sanitário de Ouro Verde. A visita teve como objetivo levantar informações sobre o andamento dos trabalhos a fim de verificar se o sistema está adequado aos padrões da companhia.
A visita técnica foi realizada pelo engenheiro civil da Casan de Florianópolis, Sandro Barbosa, que tirou fotos e coletou dados que farão parte do relatório técnico que posteriormente será apresentado à prefeitura e às empresas envolvidas na execução do projeto. Segundo ele, com a inspeção técnica na obra antes da conclusão, existe a possibilidade de fazer correções ainda durante o andamento, evitando assim problemas futuros no sistema.
Além do prefeito, acompanharam a visita, o responsável pela fiscalização da obra, Itacir Pasini , da Vital Engenharia; e o representante da Superintendência Regional Oeste da Casan, em Chapecó, Daniel Burghesi.
As obras da estação de tratamento e da rede coletora de esgoto de Ouro Verde iniciaram em abril de 2016. Os trabalhos estão sendo executados pela empresa Dalba Engenharia de Guarapuava (PR) e estão com 80% dos trabalhos concluídos.
A estação de tratamento está sendo construída em uma área de terra, adquirida pela prefeitura, à margem da estrada de acesso a Linha Barreta, a cerca de cinco quilômetros do centro da cidade. O sistema vai abranger 70% das residências do perímetro urbano, com investimento do Governo Federal, no valor de R$ 3,3 milhões.
CONCLUSÃO DA OBRA
De acordo com o prefeito, para conclusão dos 20% restante da obra, é necessário a liberação da última parcela dos recursos junto a Funasa, o que deve acontecer em breve.
“Essa visita técnica é um passo importante que está sendo feito hoje para conclusão desta obra, que não depende apenas da prefeitura, pois falta a última parcela dos recursos. Por isso, devemos estar se deslocando até a capital do estado para ver a respeito deste restante junto a Funasa. Esperamos que até o fim do ano esta obra seja concluída. Esse é um anseio, não só meu, mas de toda a nossa população em ver o nosso saneamento básico funcionando”, afirmou Junior.
Marcio Magedanz – Ascom Ouro Verde