O Departamento de Cultura atua no processo de inserção do município no Sistema Nacional de Cultura. Com isso, Xanxerê passa a oportunizar seus artistas, nas mais distintas formas de artes realizadas. Pensando nisso, o departamento iniciou a elaboração do Plano Setorial do Artesanato, que engloba as formas tradicionais, como os mais recentes, utilizando materiais e design mais contemporâneo. Nesta semana, parte do grupo esteve reunido para novas discussões e planejamentos.
O diretor de Cultura, Diego Gonçalves, explica que cerca de 80 artesãos se apresentaram junto à prefeitura, realizando seus cadastros. Todos são convidados a participarem dos encontros. “Uma das primeiras ações que definimos com a criação do Plano Setorial do Artesanato foi a feira, que vai acontecer no segundo sábado de cada mês, na Praça Tiradentes. É uma forma que o poder público tem de oportunizar a venda, fazer com que todos conheçam esses trabalhos”, disse, acrescentando que esta é o primeiro plano, mas que os demais, a exemplo da música, dança, teatro e outras linguagens também serão elaborados. “Nos próximos dias, com os cadastros que já temos, estaremos convidando os artistas para as reuniões”, acrescenta.
Entre os objetivos do Plano Setorial do Artesanato estão o fomento e incremento dos ciclos produtivos do artesanato brasileiro, a qualificação dos profissionais da área de artesanato em todas as etapas dos ciclos produtivos, a promoção e divulgação do artesanato como expressão da diversidade cultural brasileira, bem como a melhoria dos processos de distribuição e comercialização. Visa ainda fortalecer o Artesanato Brasileiro em suas dimensões simbólica, cidadã e econômica, estimulando o uso de inovações tecnológicas e de técnicas de sustentabilidade ambiental na produção do artesanato brasileiro.
A artesã Gilvana Cunha comenta este processo com os artistas. Ela faz os filtros dos sonhos, utilizando cipó, fios, penas e bambu, com acessórios recicláveis, atuando com o menor custo possível. Para ela, receber o apoio da administração vai ser de extrema importância. “Agora vamos nos engajar de fato nesse projeto para que nosso trabalho seja valorizado”, finaliza.
Leticia Faria – Ascom Xanxerê