Palestras sobre o tema serão realizadas no município.
A Campanha contra o abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes promovida pelo CREAS, através da Secretaria Municipal de Assistência Social com o apoio da Administração e várias entidades do município segue até o dia 26 de maio em Ponte Serrada.
Uma das atividades proposta pelo CREAS que vem ganhando destaque entre os alunos de 1° ao 4° ano foi a entrega de semente de girassol para ser plantada pelo aluno em um copo descartável. O objetivo da atividade é cuidar e proteger da plantinha remetendo-os simbolicamente ao fato de considerar a criança e o adolescente como seres que também precisam de cuidados e proteção para que cresçam e se desenvolvam de uma forma saudável, livre de qualquer ameaça ou violação de direito.
A plantinha é sensível, frágil e vulnerável, assim como a criança e o adolescente devido ao estágio de desenvolvimento em que se encontram.
Além das atividades propostas pelo CREAS, os alunos também estão realizando trabalhos sugeridos pelas unidades de educação como cartazes, frases, pinturas, recortes e palestras.
A campanha tem como símbolo uma flor, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança. O desenho também tem como objetivo proporcionar maior proximidade e identificação junto à sociedade, proximidade e identificação com a causa.
Todo o material confeccionado será utilizado na “Caminhada de Conscientização” conforme o cronograma do CREAS, com a intenção de sensibilizar, estimular e mobilizar a população, bem como conscientizar a todos sobre a importância da defesa das crianças e dos adolescentes contra a violência, abuso e exploração sexual e outras violações de direitos.
Para a realização das ações estão evolvidas as Secretarias de Saúde, Educação, escolas estaduais, municipais, Conselho Tutelar, Ministério Público, Poder Judiciário, Bombeiros, APAE, Polícia Militar e Civil.
Nataniele Barreto – Ascom Ponte Serrada