Ensaios, disciplina, concentração e força de vontade para desempenhar a melhor coreografia no palco. Com essas características, alunas da Casa da Cultura de Xaxim conquistaram vaga para disputar a 16ª edição do FIH2, Festival Internacional de Hip Hop que será realizado de 7 a 9 de julho no Teatro Positivo, em Curitiba-PR. As 18 alunas do grupo “Star Crew” irão apresentar a coreografia “Pugnance”, na Mostra Júnior do Festival.
A seletiva para o Festival foi realizada no município de Timbó no último dia 7 de maio. As alunas de Xaxim participam do grupo desde abril do ano passado e recebem aulas do Professor Alex Ercego Roden. Conforme o Professor Alex, que atua no ensino da Dança há mais de 15 anos, essa classificação representa uma recompensa pelo trabalho desenvolvido em Xaxim. “Estou muito grato e orgulhoso do desempenho das minhas alunas que pela primeira vez participarão do evento e mostrarão sua dança, sua arte”, reforça.
Os ensaios do grupo ocorrem duas vezes por semana, totalizando cerca de cinco horas semanais. Neste ano, o grupo participará da mostra não competitiva, mas que receberá avaliação dos jurados. O professor destaca que o objetivo do grupo nos festivais é a evolução na dança com responsabilidade e humildade. “A minha didática de ensino visa fomentar a arte para incentivar o pensamento crítico-reflexivo e pessoas atuantes na sociedade além de fomentar a arte da cidade de Xaxim. Agradeço o apoio do Governo de Xaxim, da Casa da Cultura e a todos os pais que colaboraram”, salienta Alex.
O FIH2 teve início em 2002 e ocorria no Teatro Ópera de Arame em Curitiba. Já foi registrada a passagem de mais de 21.000 bailarinos, assistidos por 110.000 espectadores presentes.
Meriana Chemin Peri – Assessora Especial de Gabinete