Parceria entre administração municipal e Sebrae prevê assistência especializada aos produtores
A administração municipal de Passos Maia firmou uma parceria com o Sebrae para auxiliar os produtores de erva-mate a ampliarem a produção e a renda nas propriedades. Uma reunião entre o prefeito Leomar Listoni e o consultor Antonio Zanovelo foi realizada na última semana para estreitar os detalhes sobre os trabalhos.
De acordo com o prefeito, o Sebrae fornecerá todo o aporte técnico, com o profissional visitando as propriedade e instruindo os produtores. O custo da assistência será 50% bancado pelo Sebrae, com outros 25% pela Prefeitura e 25% pelo produtor participante do programa. “É um incentivo que estamos oferecendo para ampliar a produção”, disse Listoni.
O técnico explicou que os primeiros passos se reservam a um diagnóstico da propriedade, com um levantamento sobre as características do local para depois desenvolver a prática, que vai desde o plantio de novos ervais à recuperação dos já plantados. “Mas é a partir do diagnóstico que a gente vai desenvolver um trabalho particular em cada propriedade”, ressaltou Antonio.
O consultor do Sebrae inclusive elogiou o ineditismo da parceria, dizendo ser pioneira a forma de incentivo do município para o desenvolvimento do setor. “Passos Maia é o primeiro município que está ajudando efetivamente nos subsídios, tornando não tão oneroso por parte do agricultor. É uma iniciativa excelente, uma vez que temos a cultura da erva-mate como uma das atividades econômicas”, finalizou Antonio Zanovelo.
Ainda de acordo com o prefeito, pelo menos 12 produtores já manifestaram o interesse em receber o suporte técnico. O trabalho é coordenado pela Secretaria de Agricultura do município em conjunto com o Sebrae. “As atividades já iniciaram e esperamos com isso o aumento da produtividade para quem cultiva erva-mate”, desejou Listoni.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia