Oficina de alimentação, troca-troca de sementes e doações de mudas fizeram parte das atividades
Um evento especial comemorou de forma antecipada a passagem do Dia da Terra em Passos Maia. A data, marcada pelo dia 22 de abril, foi celebrada nesta quinta-feira, dia 20, com uma feira organizada pela administração municipal.
Agricultores de várias comunidades participaram do evento. A programação teve uma Oficina de Alimentação Alternativa, com a utilização de produtos cultivados pela agricultura familiar em uma série de receitas, todas servidas no “café da roça”.
As atividades ainda foram marcadas por um troca-troca de sementes crioulas, além de mudas de temperos e chás. Uma equipe da Pastoral da Saúde de Ponte Serrada também participou da feira para expor remédios naturais. Apresentações de números culturais também fizeram parte da programação.
O prefeito Leomar Listoni enalteceu o evento, parabenizou os organizadores e agradeceu aos colaboradores. “Em nome da administração municipal, nosso muito obrigado pelo empenho de cada pessoa que ajudou a realizar a feira”.
Dezenas de receitas
Vinte e cinco mulheres do município participaram da Oficina de Alimentação Alternativa. Orientadas pela instrutora Josefina de Carvalho, extensionista da Epagri de Chapecó, elas produziram mais de 20 receitas, entre pratos salgados, doces e sucos.
Bolos de mandioca, banana, erva-mate e até feijão fizeram parte do cardápio, além de pães de milho, mandioca, batata e abobora. “Tudo tem um valor nutricional muito grande e é importante para a saúde. Foi uma gratidão estar presente aqui. Não vim só ensinar, mas também aprender. A gente trocou várias receitas”, disse a instrutora.
Preservação
O espírito de preservação da natureza foi enaltecido durante a feira, com mudas de árvore doadas pela empresa Celulose Irani sendo distribuídas gratuitamente aos participantes. “Nosso planeta é muito mais do que a terra em si, é água, ar, alimento solo. Nós somos parte da terra e devemos cuidar desde como plantamos. Isso tudo vai nos levar a ter um planeta sustentável e habitável”, pontuou a diretora da Secretaria de Agricultura de Passos Maia, Cleusa Gabiatti.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia