Iniciou nesta segunda-feira (17), a campanha de vacinação contra a Gripe Influenza H1N1 em São Domingos. A vacina garante proteção contra três tipos de vírus: H1N1, Brisbane e H3N2 e está disponível de forma gratuita em todas as unidades básicas de saúde do município. A campanha se estende até o dia 26 de maio e o objetivo é vacinar aproximadamente 3.200 pessoas em São Domingos.
A vacina é uma das medidas mais efetivas para prevenção da forma grave de gripe e das complicações que podem surgir pela doença. Nesta primeira semana de campanha estão sendo vacinados os idosos acima de 60 anos e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade, com prescrição médica. A partir do dia 24 de abril começam a serem vacinados os demais grupos prioritários como crianças de seis meses até cinco anos incompletos, gestantes, puérperas, profissionais de saúde, adolescentes e jovens sob medida socioeducativa e professores das escolas públicas e particulares dos ensinos infantil, fundamental, médio e superior.
De acordo com o secretário municipal de saúde de São Domingos, Gilmar Brandalize, o objetivo é imunizar no mínimo 90% dos indivíduos pertencentes aos grupos prioritários. “Ano passado vacinamos mais de três mil pessoas, ultrapassando o índice de 100%, com certeza este ano não será diferente. Já sabemos do comprometimento da nossa população em buscar a vacina e cuidar da sua saúde. É preciso destacar que este ano a Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina irá enviar as vacinas em lotes separados, por isso pode ocorrer de ficarmos sem vacinas por pequenos períodos, mas salientamos que teremos vacinas para todos aqueles que pertencem aos grupos prioritários e a campanha irá até o dia 26 de maio, logo fiquem tranqüilos e busquem as vacinas nas unidades básicas mais próximas de suas casas, assim estarão imunes contra o vírus da gripe por mais um ano”, explica.
As vacinas contra a gripe também serão disponibilizadas nas Unidades Básicas de Saúde do interior do município, sendo dia 10 de maio, das 13h30 às 16h30, na UBS do Distrito de Vila Milani, no dia 11 de maio, no período da tarde, na Comunidade do Santo Antônio, e no dia 12 de maio, durante a tarde, na UBS do Distrito do Maratá. No dia 13 de maio (sábado) será realizado o “Dia D de Vacinação”, onde as unidades básicas estarão abertas durante todo o dia.
Juliana Cardoso – Ascom São Domingos