Dia da Terra terá programação especial em Passos Maia

Oficina de alimentação, “café da roça” e troca-troca de sementes estão entre as atrações

Uma programação especial é preparada para marcar a passagem do Dia da Terra em Passos Maia. A data, comemorada no dia 22 de abril, terá uma feira realizada pela administração municipal no dia 20 deste mês, uma quinta-feira. O evento acontecerá na Casa da Catequese, com uma tenda montada ao lado de fora, nas proximidades do Centro Comunitário.

“A gente antecipou as comemorações para a quinta-feira, facilitando também o transporte dos agricultores do interior”, assinala a diretora da Secretaria de Agricultura de Passos Maia, Cleusa Gabiatti. Além do setor, todas as demais secretarias da administração municipal estão envolvidas na organização.

“Serão várias atividades simultaneamente, iniciando às 8 horas com a Oficina de Alimentação Alternativa, ministrada por uma extensionista da Epagri de Chapecó”. Segundo a diretora, ingredientes como talos, folhas, raízes e outros produtos da agricultura familiar serão utilizados para a produção de receitas ao longo do dia.

O resultado vai ser apresentado em um “café da roça”, servido com os produtos gerados na oficina. “Cada pessoa que trazer uma muda ou uma semente para trocar, vai ganhar o ingresso para o café. Não é entrada livre, as pessoas deverão ter ingresso, para isso é só trazer muda ou semente”, adianta Cleusa.

O pedido é porque a feira também será marcada pelo troca-troca de sementes crioulas, além de mudas de temperos e chás. “Todas as sementes que as pessoas têm na propriedade, guardem e tragam sequinhas para que a gente consiga fazer esse troca-troca. Mesmo uma pessoa já tendo uma moranga, por exemplo, é importante trocar a semente, porque trocando, troca de terra e ela produz melhor, com mais qualidade”, explica a diretora da Secretaria de Agricultura do município.

Na feira ainda estará presente uma equipe da Pastoral da Saúde de Ponte Serrada para expor remédios naturais. “Teremos ainda a doação de mudas de árvores nativas doadas pela Celulose Irani”, acrescenta Cleusa, reforçando o convite à população. “A feira é aberta para todas as pessoas, inclusive de municípios vizinhos, mas de uma forma bem especial para o nosso município”.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia