Na última terça-feira (28) o Conselho Consultivo do Parque Nacional das Araucárias reuniu-se no complexo esportivo Pedro Domingos Bortolaz, em Ponte Serrada para reuniões do Grupo de Trabalho (GT) de Uso Público e do Grupo de Trabalho (GT) do Javali. O primeiro tratou do tema da visitação no Parque, discutindo datas, parcerias e estrutura. O segundo GT abordou do grave problema do javali na região, dentro e fora do Parque, pois é uma espécie exótica e que causa grandes danos ambientais e econômicos.
No período da tarde aconteceu assembleia ordinária do conselho, à qual compareceram 28 pessoas de 21 instituições. A assembleia foi encerrada às 18h. Dentre os presentes o prefeito de Ponte Serrada Alceu Alberto Wrubel ( Tibe) participou deixando claro o interesse da Administração Municipal em ser parceira das atividades do Parque.
De acordo com o Juliano Rodrigues Oliveira, Analista Ambiental e Chefe do Parque Nacional das Araucárias, os assunto tratados no durante a reunião da tarde foram:
– Andamento dos trabalhos do GT de Uso público, do GT de modificação do Conselho e do GT do Javali.
-Informe sobre a nova estrutura de gestão do PARNA e outras Unidades da região
(NGI).
-Informes sobre licenciamentos de empreendimentos no entorno do Parque.
-Informe sobre a construção de alojamento para pesquisadores no Parque.
-Apresentação do Plano Municipal do Turismo, de Passos Maia (SEBRAE).
-Apresentação da Fundação Grupo Boticário, sobre Pagamentos por Serviços Ambientais no entorno do Parque Nacional das Araucárias.
Ascom Ponte Serrada