A Assembleia de Prefeitos da Associação dos Municípios do Alto Irani (AMAI) recebeu nesta quarta-feira (29), a presença do Presidente da Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (CIDASC), Enori Barbieri, que conversou com os Prefeitos sobre os reflexos da operação Carne Fraca para Santa Catarina. Além dos Prefeitos, também participaram Vice-Prefeitos, Secretários Municipais e Secretário Executivo da Agência de Desenvolvimento Regional de Xanxerê (ADR Xanxerê), Ademir Gasparini.
Barbieri explica que a preocupação atual é o impacto econômico, em virtude de que no Oeste de Santa Catarina, por exemplo, 80% da economia é baseada no agronegócio.
Atualmente na região da AMAI 51,67% do Movimento Econômico é provido pelo setor Agropecuário, em alguns municípios como Entre Rios, Lajeado Grande e Marema esse índice é maior do que 90%. Sendo que neste cálculo estão de fora as agroindústrias e cooperativas que se encaixam em outra divisão para composição dos índices.
“O Estado já vinha enfrentando dificuldades quanto ao retorno do ICMS, ainda não temos como medir todos os impactos, mas, toda a cadeia produtiva será afetada e primeiro semestre com certeza será de dificuldade”, comenta Barbieri. Mesmo com esta situação ele também afirma que acredita que no segundo semestre a situação se estabilize e a economia volte a crescer.
O Prefeito de Xaxim e Presidente da AMAI, Lírio Dagort, agradeceu a participação do Presidente da Cidasc e manifestou que a preocupação é de todos. “Os municípios já estão passando por dificuldades financeiras, como gestores teremos que buscar alternativas para enfrentar este momento e também solicitar apoio do Estado para conscientizar o mercado consumidor que em Santa Catarina a produção é de alta qualidade”, salienta Dagort.
Durante a reunião também foram apresentadas e aprovadas as contas da AMAI relativas ao exercício 2016, a Sociedade de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Alto Irani (SEAI) relatou as atividades que desenvolve e foram repassadas aos Prefeitos informações sobre XX Marcha à Brasília que será de 15 a 18 de maio, que de acordo com a Confederação Nacional de Municípios (CNM), é hoje o maior evento político do mundo em número de autoridades presentes.
Fernanda Bertotto – Ascom AMAI