You are currently viewing UBS do Bairro Cohab realiza acompanhamento as crianças

UBS do Bairro Cohab realiza acompanhamento as crianças

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

A Equipe de Estratégia Saúde da Família da Unidade Básica de Saúde Silvana Maria Weis Romani do bairro COHAB, está realizando o acompanhamento mensal de crescimento e desenvolvimento de crianças de 0 a 2 anos. Sendo que, as mães que tenham filhos maiores e quiserem levar para o acompanhamento, terão atendimento.

A programação acontece nas segundas-feiras no período da tarde. Neste dia, a criança é acompanhada pela enfermeira Gabriela Pavelski, juntamente com as Agentes Comunitária de Saúde Marinês, Ivone, Leila e Eliane. As Técnicas de Enfermagem Ironi e Amanda também auxiliam no atendimento. É realizado pesagem de todas as crianças, avaliação do comprimento e perímetro cefálico. Estes dados são acompanhados na Caderneta de Saúde da Criança.

Segundo o Ministério da Saúde, o crescimento é um processo dinâmico e contínuo, expresso pelo aumento do tamanho corporal, constitui um dos indicadores de saúde da criança. O processo do crescimento é influenciado por fatores genéticos e ambientais, entre eles, alimentação, saúde, higiene, habitação e os cuidados gerais com a criança. O acompanhamento das crianças permite identificar as crianças com maior risco de morbimortalidade.

Além do acompanhamento da criança na Caderneta, com dados de peso altura e perímetro cefálico, são dadas orientações quanto a amamentação, calendário vacinal da criança, higiene, e cuidados gerais com a criança.

A equipe também realizará visitas domiciliares aos recém-nascidos, preferencialmente na primeira semana de vida, para fortalecer a relação entre a família e a Equipe de Saúde, orientar a família sobre os cuidados com o recém-nascido e estimular o aleitamento materno.

“É muito importante que todas as mães tragam seus filhos para o acompanhamento, pois, a identificação precoce de problemas é fundamental para o desenvolvimento da criança”, destacou a enfermeira Gabriela Pavelski.

Ascom Ponte Serrada