O Governo Municipal, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente irá realizar o 1º Seminário da Bovinocultura de Leite em São Domingos. O evento será realizado no dia 06 de abril (quinta-feira), a partir das 9h30, no Centro de Eventos e Cultura Vereador Valcino Lodi. O objetivo é abordar temáticas referentes a produção e a qualidade do leite nas propriedades dos agricultores do município.
Durante o período da manhã, os agricultores irão participar da palestra “Mastite: principais agentes infecciosos e medidas de controle”, ministrada pelo médico veterinário, M.Sc. Dário Fernando Millanez de Melo, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Ao meio dia, será oferecido um almoço aos participantes de forma gratuita. E a tarde, haverá uma segunda palestra com o tema “Qualidade do leite e Instrução Normativa (IN) 62”, com o médico veterinário, Dr. Vagner Miranda Portes, da Epagri de Chapecó.
Após as palestras os agricultores poderão tirar dúvidas e debater as temáticas abordadas, desta forma garantirá uma melhora na produção leiteira na propriedade. De acordo com o secretário municipal de agricultura designado, Paulo Roani, o Seminário faz parte da política de melhoramento genético implantada no município desde 2009, pelo ex-prefeito Kiko. “Em 2009, São Domingos produzia apenas 900 mil litros de leite ao mês, hoje são produzidos mais de 4,5 milhões de litros de leite, isso se deve aos investimentos e ações no melhoramento genético do rebanho leiteiro, com cursos de inseminação artificial, aquisição de 39 botijões criogênicos, distribuição de nitrogênio liquido gratuito, atendimento de médico veterinário e produção da silagem, assim com um rebanho melhor os nossos agricultores conseguiram produzir ainda mais e o nosso objetivo, juntamente com a prefeita Eliéze, é dar continuidade a este projeto”, afirma.
Juliana Cardoso – Ascom São Domingos