You are currently viewing Escola de Tempo Integral Tancredo de Almeida Neves inicia atividades do projeto Educar para Crescer

Escola de Tempo Integral Tancredo de Almeida Neves inicia atividades do projeto Educar para Crescer

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

O Projeto Educar para Crescer contempla alunos do 1º ao 4º ano

A Escola de Tempo Integral Tancredo de Almeida Neves do bairro CTG de Ponte Serrada, iniciou as atividades do projeto  Educar para Crescer proporcionando várias oficinas para os alunos, entre elas o Projeto Leitura, coral, atividades esportivas, artes, dança, laboratório de informática, escovação. Dentre as atividades propostas também existem parcerias com o Instituto Espaço Silvestre sobre a preservação do papagaio-de- peito- roxo e SEBRAE através do projeto JEPP- Jovens Empreendedores Primeiros Passos.

O que é o JEPP?

É um  Programa Educação Empreendedora, criado pelo Sebrae/ JEPP está programado para iniciar na Escola de Tempo Integral Tancredo de Almeida Neves   no segundo semestre deste ano.

A educação empreendedora é uma proposta do  Sebrae para o ensino fundamental onde incentiva os alunos a buscar o autoconhecimento, novas aprendizagens, além do espírito de coletividade. A ideia é a de que a educação deve atuar como transformadora desse sujeito e incentivá-lo à quebra de paradigmas e ao desenvolvimento das habilidades e dos comportamentos empreendedores.

A proposta pedagógica do JEPP é diferente para cada ano do ensino fundamental, por meio de atividades lúdicas, o ambiente da aprendizagem sensibiliza os estudante a assumirem riscos calculados, a tomarem decisões e a terem um olhar observador para que possam identificar, ao seu redor, oportunidades de inovações, mesmo em situações desafiadoras.

Como funciona o JEEP de 1º a 4º ano?

1º ano do Ensino Fundamental: O mundo das ervas aromáticas

Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.

2º ano do Ensino Fundamental: Temperos naturais

Duração: 24 horas de aplicação com os estudantes.

3º ano do Ensino Fundamental: Oficina de brinquedos ecológicos

Duração: 26 horas de aplicação com os estudantes.

4º ano do Ensino Fundamental: Locadora de produtos

Duração: 22 horas de aplicação com os estudantes.

“As oficinas vem de encontro ao trabalho pedagógico e são suportes para a evolução do aprendizado, ampliando o conhecimento e as habilidade. Estamos felizes em ofertar novas atividades e também por ter parcerias que  complementem as atividades das  oficinas já propostas pela escola” pondera Rubia Vieira, coordenadora de projeto da unidade.

Um marco para apresentação das atividades foi a assembleia de pais que aconteceu no dia 09 de março onde dezenas de pais tiveram a oportunidade de se inteirar sobre as atividades escolares de seus filhos.” A participação dos pais ajuda muito no desenvolvimento de cada criança”. Nós enquanto educadores estamos buscando despertar em nossos alunos um verdadeiro sentido de estarem na escola. De forma que  o interesse e o gosto pelo apreender se torne essencial em suas vidas”, salientou a diretora da escola Driane Testa.

Das oficinas que foram retomadas a diretora Driane destaca algumas novidades deste ano,  as atividades esportivas que serão executadas na nova quadra coberta Padre Cirio Motter e a dança ambas serão  mediadas por um profissional de educação física. As atividades esportivas além de fazer parte das oficinas também se estenderão para a comunidade conforme um cronograma que deve ser apresentado a população nos próximos dias.

A escola atende cerca de cem crianças nos horários das 7h45 às 17h15. Nas segundas e terças-feiras o atendimento integral é para os alunos do 3º e 4 º ano já nas terças e quarta- feiras para o 1º e 2º ano. O pré II é de período integral de segunda a sexta.

A diretora da escola ressaltou ainda  que no primeiro dia de aula os alunos receberam um kit de material escolar. “Nossa missão é proporcionar junto a Administração Municipal e a Secretaria Municipal de educação um ensino de qualidade mas para isso temos que buscar alternativas diferentes incentivando sempre o gosto pelo estudo”, finalizou Driane.

Ascom Ponte Serrada