Na última semana, estiveram reunidos em Chapecó na sede da CELESC, o Vice – Prefeito de Abelardo Luz, Cleomar Finger; o empresário Ivan Gilioli; presidente da CDL Cesar Almeida; Diretor do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Valdecir Bertan e o Presidente do Conselho da Associação dos Produtores de Energia Elétrica de Santa Catarina – APESC, Norimar Fracasso. Onde foram recebidos pelos responsáveis da Regional de Chapecó, Aderbal Pedroso, Paulo Giacomazzi e Darlei Benelli.
Conforme o empresário Gilioli, o objetivo do encontro foi “resolver o problema da energia elétrica em Abelardo Luz e demais municípios, dificuldade esta que já é crônica e se arrasta por vários anos. A solução está em construir uma subestação em Abelardo Luz”.
De acordo com Gilioli, a subestação será alimentada por várias PCH´s que serão construídas nos próximos anos no município, sendo que já esta sendo estudada a viabilização da construção das PCH´s: PCH Prainha 13 MW, Mangueira de Pedra 12 MW, Aparecida 7,30 MW, Araça 3,10 MW, Criciuma 6,45 MW, Barreiros 22,10 MW e Santa Rosa 10 MW.
Energia esta que não seria enviada para o Paraná, que no momento é a única solução para estas PCH´s enviarem a sua produção, pela proximidade da subestação de Clevelandia-PR. Com a construção da subestação em Abelardo Luz, conforme o empresário, os problemas da demanda de energia elétrica seriam solucionados, uma vez que muitsa empresas já solicitaram, como Aurora Alimentos de Abelardo Luz e GTB Foods de Ipuaçu, que no momento não estão conseguindo expansão de produção e abate de aves por falta de energia.
Uma nova reunião deve acontecer ainda no mês de março, com as partes interessadas em resolver o problema de energia de Abelardo Luz, que também irá contemplar a região.
Thamara Verardo – Ascom Abelardo Luz