Procon de Xaxim realiza em média 3.200 atendimentos anuais e trabalha com orientações, auxílio e proteção para o munícipe
A data de 15 de março é marcada como Dia Mundial do Consumidor. O Governo de Xaxim conta com o Procon, um sistema que garante os direitos e a defesa dos direitos do consumidor que se sentir lesado na aquisição de determinados produtos ou serviços. As atividades do Procon compreendem orientar, analisar e encaminhar reclamações, consultas e denúncias de consumidores além de fiscalizar previamente os direitos dos consumidores e, conforme a necessidade do caso, aplicar sanções.
Em média, o Procon realiza 3.200 atendimentos anuais no município. Somente nesse ano, após o recesso de janeiro e as mudanças para as novas instalações foram realizados 215 atendimentos. Para o atendimento junto ao Procon Xaxim é necessário portar RG, CPF, comprovante de endereço e todos os documentos referentes ao problema, como extratos, laudos, notas fiscais, comprovantes e contratos. O atendimento ocorre somente de forma presencial e pelo titular da compra ou contratante do serviço. A solução do problema é feita por meio de contato junto ao reclamado para acordo conciliatório e a melhor solução do conflito.
Conforme a Coordenadora do Procon, Susana Danielli de Barros as principais reclamações dos consumidores são das empresas prestadoras de serviços de telefonia. Ainda de acordo com Susana, a orientação é para que o consumidor exija a nota fiscal, ordem de serviço, cópia de contratos, acordos, laudos e comprovantes de assistências técnicas. “Pois todos esses são documentos indispensáveis à solução do conflito e é direito do consumidor exigi-los junto ao fornecedor do produto ou serviço”, ressalta Susana.
O Procon atende no prédio da antiga Unochapecó, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30. O telefone para contato é (49) 3353-4895 ou (49) 3353-5453.
Meriana Peri – Chefia de Gabinete do Prefeito