You are currently viewing Sala de Emergência recebe melhorias no Posto de Saúde de Passos Maia

Sala de Emergência recebe melhorias no Posto de Saúde de Passos Maia

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Secretaria também envolveu equipe em treinamento sobre casos de urgência e emergência

Melhorias no ambiente da Sala de Emergência do Posto de Saúde de Passos Maia foram realizadas recentemente no local, que recebeu mobília sob medida para facilitar o atendimento dos pacientes. A equipe da Secretaria de Saúde também participou de um treinamento sobre casos de urgência e emergência.

Como o município não possui hospital, a Secretaria é responsável pelo primeiro atendimento de todos os casos de urgência e emergência em Passos Maia. Saber diferenciar qual é a real situação da vítima e proceder da forma mais rápida e eficiente foram temas abordados durante a capacitação com os profissionais da saúde.

O treinamento levantou situações como traumas, afogamento, hemorragia, mal súbito, queimadura, imobilização e remoção do paciente, além de focar nos casos de parada cardiorrespiratória. “A equipe deve ser capaz de assumir a liderança nessas situações, manter-se calma mesmo sob pressão e ter a capacidade de assumir a situação”, analisou a secretária de Saúde do município, Nilvania Bortolini de Oliveira.

A capacitação envolveu profissionais das áreas de medicina, enfermagem e farmácia. “Devemos sempre estar preparados para prestar um atendimento de qualidade e eficiente. O trabalho desenvolvido foi capaz de fazer com que a equipe conheça e saiba colocar em prática o suporte básico da vida, tomando a atitude certa na hora certa”.

A secretária ainda disse que o treinamento vai facilitar a percepção da equipe na identificação dos casos. “O importante é agir, saber inicialmente reconhecer que existe um problema e saber identificá-lo, observar mudanças na aparência ou no comportamento, que indiquem que algo incomum está ocorrendo ou já ocorreu. O treinamento proporcionou um saber de fundamental importância para a saúde e a qualidade de vida das pessoas”, concluiu Nilvania.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia