You are currently viewing Convênio vai permitir realização de cirurgias eletivas de forma gratuita em Passos Maia

Convênio vai permitir realização de cirurgias eletivas de forma gratuita em Passos Maia

  • Post author:
  • Post category:Sem categoria

Encaminhamentos serão feitos pela Secretaria de Saúde do município para hospital de Xanxerê

Um convênio entre a Secretaria de Saúde de Passos Maia e a Associação Educacional e Caritativa (Assec) do Hospital Regional São Paulo de Xanxerê vai facilitar a vida de pacientes que precisam realizar procedimentos fora do município.

A parceria prevê a viabilização de cirurgias eletivas mediante um repasse financeiro mensal da administração municipal para complementar o valor da AIH/SUS (Autorização de Internação Hospitalar), além de uma verba fixa para a manutenção de despesas de ambulatório.

De acordo com a secretária de Saúde do município, Nilvania Bortolini de Oliveira, a medida favorece especialmente pacientes carentes, que não terão custo com os procedimentos. Eles serão encaminhados através de consultas com médicos do município, conforme a urgência de cada atendimento.

Ainda segundo a secretária, se forem solicitados exames, o paciente deverá apresentar as requisições na Secretaria de Saúde de Passos Maia, que também concederá a autorização para que sejam realizados, seguindo para o agendamento de retorno ao médico e data da cirurgia, se necessária.

Nilvania explica que o município tem direito a um total de 20 consultas por mês, número considerado satisfatório para a demanda. “Não vai ser aquele mutirão de pessoas, mas pacientes agendados, com segurança, onde a gente vai conseguir prestar uma atenção melhor a todos que precisam do município”.

A previsão é que convênio passe a valer a partir de março, após a Câmara de Vereadores de Passos Maia aprovar um projeto que institui a parceria entre a administração municipal e a Assec. A Secretaria de Saúde encaminha atualmente os pacientes de Passos Maia a Irani, mas sem a cobertura de consultas. Casos mais complexos também não são atendidos no local, já que a unidade não possui UTI.

Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia