Formação de conselho municipal está entre os primeiros passos para os trabalhos em 2017
O desenvolvimento das ações da Defesa Civil no decorrer do ano esteve na pauta de uma reunião realizada na tarde desta quinta-feira, dia 23, entre o prefeito de Passos Maia, Leomar Listoni, o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, e a coordenadora municipal do órgão, Cleusa Gabiatti.
Um dos assuntos levantados no gabinete da Prefeitura foi a constituição do Conselho Municipal de Defesa Civil, órgão deliberativo que deverá ser formado por representantes da sociedade civil. Também foram abordadas questões referentes a ações emergenciais em caso de intempéries, além de medidas preventivas.
“Que possamos juntos com a Defesa Civil do Estado antecipar os problemas e amenizar os danos que possam ocorrer no momento de qualquer necessidade. Que a gente esteja alerta, com medidas para evitar maiores danos”, pontuou o prefeito Leomar Listoni.
O coordenador regional da Defesa Civil disse que o propósito principal do encontro foi apresentar os encaminhamentos do órgão para o decorrer do ano, como os sistemas de alerta, monitoramento, mapeamento de risco e a implementação de planos de contingência.
“A Defesa Civil de Passos Maia já está estruturada e vai fazer a composição do Conselho Municipal de Defesa Civil, que vai participar de forma deliberativa das ações”, disse Peri, adiantando que nos próximos meses também haverá um curso de capacitação a coordenadores municipais, com o encaminhamento de ações programadas para o longo do ano.
Ações no município
Pontos de alagamento e deslizamento fazem parte de algumas áreas de risco já mapeadas em Passos Maia, segundo a coordenadora municipal, Cleusa Gabiatti. “São áreas que a gente vem monitorando e pensando em ações que possam tranquilizar a população no caso de algum evento maior”, afirmou.
Na visão dela, a redução de risco também ocorre por meio da conscientização das pessoas, e é pensado nisso que um projeto da Defesa Civil nas escolas deverá ser executado pelo município, em parceria com a coordenação regional, no decorrer de 2017. “Um dos focos principais é a prevenção, por isso também vamos fazer esse trabalho de orientação”, concluiu Cleusa.
A administração municipal ainda aproveitou a reunião para abrir a possibilidade de futuras parcerias voltadas a obras de melhorias em pontos específicos, como substituições ou construções de novas pontes, já que o órgão estadual tem condições de auxiliar o município com a destinação de recursos.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia