Na manhã desta quinta-feira (23), o Prefeito de Xaxim, Lírio Dagort, acompanhado da equipe de assessoramento, concedeu entrevista coletiva para informar sobre a atual situação financeira do Município, que acumula uma dívida de R$ 21.946.111,01 deixada pela administração passada.
Durante a coletiva, foi apresentado o demonstrativo da situação financeira de Xaxim, com a especificação de resumo passivo financeiro a curto e a longo prazo e ainda, os valores de precatórios vencidos em dezembro de 2016. “A dívida deixada pela administração passada é um descaso muito grande com o dinheiro público e com a população de Xaxim. A situação financeira é caótica e infelizmente, este rombo aos cofres públicos é a pior herança para o município nestes 63 anos de emancipação. Esta dívida não foi só feita pelo ex-prefeito, mas sim, por toda a equipe do governo anterior”, pontuou o Prefeito.
O Prefeito comentou ainda que o valor total da dívida precisa ser pago com recursos próprios do município e que o objetivo é aos poucos e dentro do possível, fazer o cronograma de pagamento. “Nossa intenção é a partir do mês de março, criar uma fonte de recursos próprios para realizarmos um cronograma de pagamento dos fornecedores e prestadores de serviços. Não podemos usar recursos de outras fontes ou de emendas parlamentares e repasses do governo Estadual e Federal para esta finalidade. As dívidas precisam ser pagas com recursos próprios, do município. Aos poucos, vamos fazer um estudo para encontrarmos a melhor forma de realizar os pagamentos”, frisou.
O Presidente do Legislativo Xaxinense, Agenor Junior Maier e os vereadores Volnei Dervanoski, Inácio Luiz Bracht, Alcir Cassaniga, Ségio Reginatto e Lula Fonini e o presidente do PSD de Xaxim, Amarildo Marocco acompanharam a coletiva.
Meriana Peri – Chefia de Gabinete do Prefeito