Cerca de 170 produtores estão inscritos para colheita de milho no interior do município
Iniciada recentemente pela Secretaria de Agricultura de Passos Maia, a colheita de milho para silagem nas propriedades rurais do município depende das condições do tempo para acontecer. Com o plantio já na hora de sair da terra e a chuva caindo na última semana, a solução da equipe foi trabalhar ao longo de sábado e domingo, dias 18 e 19.
De acordo com o responsável pela Secretaria de Agricultura do município, Renato Loregian, cinco tratores com ensiladeiras e carretos agrícolas atuam em várias propriedades rurais para cumprir a demanda, atendendo atualmente agricultores das regiões dos Assentamentos Maria Rosa, Madre Cristina, Sapateiro, Zumbi dos Palmares e Linha Guabiroba.
“Na última semana choveu quatro, cinco dias a fio, não conseguimos fazer nada, e agora o tempo alinhou e trabalhamos direto, sábado e domingo”, conta Renato. “A ideia é continuar trabalhando enquanto o tempo estiver permitindo. Estamos passando um sufoco grande, têm várias silagens, o milho está pronto, mas estamos indo de uma em uma e vamos vencer tudo”, estima o responsável pelo setor.
Com centenas de propriedades com o milho pronto para ser colhido, segundo a Secretaria de Agricultura, cerca de 170 produtores de Passos Maia se inscreveram no programa de silagem. Aproximadamente 50 já foram atendidos. “Agora acho que o tempo vai nos ajudar, dando uma semana de sol para nós desafogarmos e dar a volta”, acredita Renato.
Jhonatan Coppini – Ascom Passos Maia